Feira do Livro do Colégio Cervantes abre nesta quinta
PublishNews, Redação, 25/05/2022
A 38ª edição da feira, ou Feria del Libro, nome apropriado para uma escola com atenção à cultura espanhola, reúne 30 escritores, historiadores e ilustradores brasileiros em três dias de encontros por videoconferência e presenciais

O mais tradicional evento livreiro em uma escola paulistana abre amanhã e vai até sábado. É a 38ª edição da Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes. Neste ano o tema é "Diálogos e caminhos literários rumo aos objetivos de desenvolvimento sustentável". O evento vai se desenvolver de forma híbrida, com programação de encontros presenciais e a distância.

Nos três dias, 30 autores, historiadores e ilustradores brasileiros especializados em literatura infantil e juvenil vão entrar em contato com alunos e leitores. Na lista estão nomes destacados como Lilia Schwarcz, Natália Pasternak, Flávio Gomes, Rita Carelli, Kátia Canton, o músico Fred Zero Quatro e o maestro Júlio Medaglia, entre outros

A bibliotecária do colégio, Rosana Francioli, é responsável pela feira e defende que "a feira tem o objetivo de estimular e difundir o gosto e o hábito pela leitura" nas crianças e adolescentes.

Na quinta-feira (26), dia da abertura, a programação inclui a apresentação do projeto "Novas leituras, novos leitores", com a participação de vários alunos do colégio, seguida de muitos papos com os convidados. Vale destacar, às 11h15, a videoconferência da historiadora, antropóloga e fundadora da Companhia das Letras Lilia Schwarcz, trazendo o tema "Modernismo e Independência: resgate da brasilidade".

Na sexta-feira, outra videoconferência deve atrair muitas atenções. Será às 10h30, com os autores Natália Pasternak e Carlos Orsi, ambos do Instituto Questão de Ciência (IQC) e ganhadores do prêmio Jabuti, que vão conversar sobre o tema "Ciência no cotidiano. Viva a razão! Abaixo a ignorância!".

O sábado, dia de encerramento, está cheio de atividades. Além dos encontros com autores, há uma programação especial ligada a música. Às 1h45, o cantor e compositor Fred 04, vocalista do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, expoente do manguebeat, e o maestro e arranjador brasileiro Júlio Medaglia, expert no movimento musical Tropicália, vão fazer uma mesa com o tema "Ecos antropofágicos: Tropicália e manguebeat".

Para checar a programação e demais informações da 38ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes, clique aqui.

[25/05/2022 10:40:00]