Bienal Mineira do Livro começa nesta sexta
PublishNews, Redação, 12/05/2022
Evento acontece no BH Shopping e espera atrair 150 mil visitantes até o dia 22 de maio

A Bienal Mineira do Livro inicia a sua edição de 2022 nesta sexta (13), no BH Shopping. A expectativa da organização é que até o dia 22 de maio a Bienal atraia 150 mil visitantes em uma programação diversa com mais de 160h e que terá a participação de mais de 60 editoras e dezenas de autores.

A iniciativa educacional do Grupo Asas apresentará, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, diversas atividades e uma programação segmentada, dividida em 11 eixos temáticos. Esses eixos envolvem ainda a participação de reconhecidas entidades: Fundação Dom Cabral, Academia Mineira de Letras, Instituto Pró-Livro, Instituto Fernando Sabino, Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, Rede Longevidade, Fundação Hospital de Olhos, Sinepe/MG, Fundação Municipal de Cultura, entre outras.

O Espaço Negócios, por exemplo, terá curadoria da Fundação Dom Cabral e terá atividades para formação, atualização e enriquecimento da prática empresarial entre gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores. O Café Literário, com curadoria da Academia Mineira de Letras, terá palestras e rodas de conversas com autores. Encontros entre o público adulto e escritores para discussões sobre temas variados da literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e assuntos globais.

Já o espaço Biblioteca Viva, sob o comando do Instituto Pró-Livro, terá oficinas de mediação e atividades de formação e atualização para bibliotecários e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura.

O tema dos dez dias da programação é O reencontro é real, objetivando inserir o estado no circuito nacional cultural e no circuito do incremento da aprendizagem, transformando Belo Horizonte na capital brasileira da literatura. As atividades serão oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a geração de novos negócios.

A Bienal 2022 já distribuiu mais de 89 mil ingressos gratuitos para educadores e educandos mineiros. A distribuição é resultado da parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, com 20 mil ingressos para os professores e 40 mil para os alunos. Outra parceria foi estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte para distribuir 20 mil ingressos aos estudantes da rede e mais 2 mil aos educadores. A iniciativa ainda conta com o apoio da rede privada estadual, por meio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe/MG), com a distribuição de dois mil ingressos para gestores de 200 escolas particulares na capital.

A programação completa você confere no site do evento.

[12/05/2022 10:00:00]