Apanhadão da semana: 'Torto Arado' vai ser adaptado em série da HBO Max
PublishNews, Redação, 22/04/2022
Best-seller de Itamar Vieira Junior terá universo dos personagens expandido para série de três temporadas, informa a Folha; Valor indica os cinco melhores livros de economia já lançados em 2022

Numa semana marcada pelo anúncio do fim da carreira profissional do quadrinista Angeli, assunto em todos os veículos importantes da imprensa brasileira, outra notícia que ganha também muito destaque está na Folha. Na coluna Painel das Letras, nota informa que o best-seller nacional Torto Arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior [foto], vai virar série com produção da HBO Max. Surpreende que um livro de 264 páginas será adaptado para uma série que, nos planos da produtora, poderá ter três temporadas. Segundo o diretor Heitor Dhalia (de O Cheiro do Ralo), a ideia é expandir o universo dos personagens mostrados no livro.

A Folha traz também uma entrevista com a escritora Clara Drummond, autora de Os coadjuvantes (Companhia das Letras), romance que ridiculariza a elite brasileira e o “mundinho das artes”, e uma reportagem curiosa sobre uma das mais luxuosas edições já impressas no mundo, do livro de poemas Rubáiyát (Garnier), de Omar Caiam. Com a capa ostentando joias incrustadas, o livro foi despachado de Londres para Nova em 1912, no navio Titanic, e afundou com o transatlântico. Foi recuperado, para três décadas depois ser destruído por chamas durante a Segunda Guerra Mundial.

No Valor, o jornalista Martin Wolff, do Financial Times, elege os cinco melhores livros de economia já lançados neste ano. Suas indicações: Why we fight (Viking), de Christopher Blattman, da Universidade de Chicago; The wall and the bridge (Yale University Press), de Glenn Hubbard; Unshackling India (Harper Collins), de Ajay Chhibber e Salma Aneees Soz; The money revolution (Wiley), do pensador heterodoxo Richard Duncan; e Demographics Unravelled (Wiley), de Amlan Roy.

Outra lista com cinco indicações, essa no Estadão, contempla obras de momentos distintos da vida de Monteiro Lobato (1882-1948). Divulgada na edição de segunda (18), data que comemorou 140 anos do nascimento do autor, a lista inclui O inquérito do Sacy-Pererê (1917); Urupês (1918); Negrinha (1923); O presidente negro (1926); e O picapau amarelo (1939). Todas as obras são encontradas nas livrarias em várias edições.

Também no Estadão, a coluna de dicas de leitura Um livro por semana, a indicação é para Os anos mais antigos do passado (Record), coletânea de 102 crônicas que Carlos Heitor Cony (1926-2018) publicou na imprensa em diferentes épocas.

No Globo, há destaque para a nova edição da HQ A infância do Brasil (Nemo), de José Aguiar, que aborda exploração e situações de pobreza e sofrimento, desde a colonização até o presente. Lançado originalmente em 2017, ganha agora muito conteúdo extra, incluindo um prefácio da escritora e historiadora Mary Del Priore.

O Globo traz entrevista com o violonista, compositor e jornalista Luís Filipe de Lima, Para ouvir o samba: um século de sons e ideias (Funarte, 320 pp, R$ 40,00), que forma um painel das ramificações surgidas nos primeiros cem anos da história do gênero.

[22/04/2022 09:03:04]