Escolas brasileiras receberam 1,4 bilhão de livros em dez anos
PublishNews, 19/04/2022
Essa e outras estatísticas sobre a distribuição de exemplares para alunos na rede pública do país estão no primeiro anuário da Abrelivros, com foco no PNLD; a publicação será lançada em live no YouTube hoje, às 17h

PNLD Ascom_Divulgação
PNLD Ascom_Divulgação
O Brasil teve 1,4 bilhões de livros didáticos entregues a escolas em uma década. No ano passado, 137 milhões de exemplares foram destinados a 29 milhões de alunos da rede pública. Em média, cada livro custou R$ 8,57. Esses levantamentos estão no primeiro anuário publicado pela Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais, a Abrelivros.

O anuário será lançado nesta terça-feira (19), às 17h, no canal do YouTube da Abrelivros. A live O PNLD e as transformações na educação do Brasil terá a presença de José Ângelo Xavier de Oliveira, diretor geral de Educação do Grupo Santillana no Brasil e presidente da Abrelivros, e convidados. “Acreditamos no papel transformador da educação na sociedade, e o livro escolar é uma ferramenta essencial na democratização de conteúdos educacionais de qualidade. Ele é um aliado do professor, do aluno e da família, inclusive nas reformas educacionais, como o novo Ensino Médio”, afirma Ângelo Xavier

O anuário mostra como é a imensa logística de distribuição do livro escolar pelo Brasil. Anualmente, cerca de 80 mil toneladas são transportadas em mais de três milhões de caminhões nas estradas. Em alguns casos, são usados também navios. Os Correios são responsáveis por entregar os livros aos alunos de 140 mil escolas nos 5.570 municípios do país.

A nova publicação traz um retrato dos 26 estados e do Distrito Federal, com os principais dados do PNLD 2021 dando transparência ao total de exemplares de cada estado, ao valor das obras, além de escolas e alunos beneficiados. São Paulo, por exemplo, recebeu 22,5 milhões de livros em 2021, para benefício de 5,5 milhões de alunos.

Com infográficos, histórico da Abrelivros e das políticas públicas do livro escolar já desenvolvidas e implantadas no Brasil, desde os anos 1930, o anuário também reúne depoimentos de editores, autores e educadores.

Tags: ABRELIVROS, PNLD
[19/04/2022 11:00:00]