FTD Educação vai publicar autores africanos
PublishNews, Redação, 22/04/2022
Editora tem acordo com agência literária que trabalha com escritores de Gana, Nigéria, Quênia, Togo e Zimbábue; o primeiro livro será 'Mesmo quando sua voz falhar', da ganesa Ruby Yayra Goka

A FTD Educação formou parceria com a Accord Literary, agência literária internacional que trabalha muito com autores emergentes de países como Gana, Nigéria, Quênia, Togo e Zimbábue. A proposta da ação é apresentar escritores africanos aos leitores brasileiros, que não dispõem de muitas pontes para essa conexão.

Criada em 2019, a Accord Literary é comandada pelas publishers Sarah Odedina, do Reino Unido, e Deborah Ahenkorah Osei-Agyekum, de Gana, que têm ampla experiência em publicações voltadas para o público infantil. Seu objetivo é orientar, desenvolver e incentivar escritores africanos que escrevem para jovens leitores e garantir que suas histórias sejam apreciadas por crianças e adolescentes de todo mundo. A agência tem acordos de publicação na Itália, na Nigéria, no Reino Unido, nos Estados Unidos e, agora, no Brasil.

Com previsão de lançamento para o segundo semestre no Brasil, o livro Quando minha voz falhar, da escritora ganesa Ruby Yayra Goka [foto], será o primeiro lançamento fruto da parceria. Ele aborda questões importantes, presentes em praticamente todas as sociedades, inclusive na brasileira, como pobreza, jovens em situação de vulnerabilidade social, desigualdades sociais profundas, violência sexual e contra a mulher, abandono parental e machismo estrutural.

Os assuntos são tratados a partir de uma perspectiva pessoal da jovem Amerley, de 16 anos, e a editora acredita em grande potencial para cativar o público juvenil.

[14/04/2022 09:00:00]