Itaú Social incentiva projetos de formação de leitores
PublishNews, Redação, 12/04/2022
O Ciclo de Leitura vai selecionar organizações da sociedade civil, bibliotecas comunitárias e coletivos dedicados à formação de leitores de 0 a 24 anos, oferecendo acervo de obras, encontros para troca de experiências e monitoramento

Programa destinado a incentivar a formação de leitores, o Ciclo de Leitura, nova iniciativa do Itaú Social, está com inscrições abertas. Podem concorrer associações da sociedade civil, coletivos e ações de bibliotecas comunitárias que atendam a um público leitor de 0 a 24 anos.

Avaliados pelo Itaú Social como caminho com muito potencial para chegar às comunidades mais vulneráveis, os projetos concorrem a um acervo de livros, orientados para os leitores da faixa etária atendida, à participação em dez encontros virtuais de troca de experiências sobre mediação de leitura, e a ações posteriores de monitoramento que visam acompanhar os efeitos dos encontros no trabalho desses grupos.

É exigência do projeto que as organizações sociais, coletivos e bibliotecas comunitárias já tenham completado pelo menos seis meses de atuação. Iniciativas pessoais não podem ser contempladas no Ciclo de Leitura, nem instituições privadas que visam fins lucrativos.

O regulamento deixa claro que haverá prioridade na escolha em relação a grupos que atuem nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a falta do hábito de leitura é mais acentuada, segundo inúmeras pesquisas.

As inscrições podem ser feitas até 29 de abril, pelo site do Itaú Social.

[12/04/2022 11:15:37]