Prêmio Jabuti abre inscrições e homenageia a filósofa Sueli Carneiro
PublishNews, Talita Facchini, 29/03/2022
Inscrições vão até 26 de maio. Nesta 64ª edição, prêmio apresenta ainda um novo conceito visual e volta com cerimônia presencial.

A Câmara Brasileira do Livro abriu nesta terça (29), as inscrições para a 64ª edição do Prêmio Jabuti.

O plano para esta edição é superar as mais de 3.400 inscrições recebidas no ano passado. O time curador, mais uma vez comandado por Marcos Marcionilo – clique aqui para conhecer o perfil de cada um deles –, decidiu manter os quatro Eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, e as 20 categorias, assim como foi na última edição. “Acreditamos na necessidade de insistir nessa configuração e consideramos que esse quadro dá uma boa abrangência ao prêmio”, contou Marcionilo durante coletiva de imprensa na manhã desta terça.

Mesmo assim, a categoria Biografia, documentário e reportagem foi renomeada, passando a se chamar agora somente Biografia e reportagem. “Depois de algumas observações, vimos a inexistência de documentário como gênero dessa categoria. O documentário tem uma definição mais audiovisual”, explicou Marcos.

Segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, a edição deste ano consolida ainda mais o processo de aperfeiçoamento da premiação. “O Jabuti de 2022 mostra sua relevância diante das necessidades do público leitor. As atuais mudanças realizadas evidenciam que o objetivo é difundir a abrangência do prêmio, com a consolidação dessa nova formatação”, afirma.

Jabuti como iniciativa artística e cultural

Outro objetivo do Jabuti para esta edição é fazer com que os profissionais do mercado, os coletivos culturais e o público em geral enxerguem o prêmio como a iniciativa artística e cultural que ele é. Pensando nisso, o conselho curador resolveu trazer a arte para o prêmio, celebrando também a Semana de 22. “Assumimos então o grafite como parte da cultura brasileira e retomamos o conceito da arte que é capaz de mover pensamentos e ideias”, contou Marcionilo.

Para reforçar essa ideia, o Jabuti criou um novo conceito visual e convidou cinco artistas de diferentes partes do país: Raiz [Raí Campos] (Amazonas), Tereza de Quinta (Acidum Project, Ceará), Rafael Jonnier (Cuiabá), Ciro Schumann (São Paulo) e Marcelo Pax (Rio Grande do Sul). As criações dos artistas serão utilizadas em toda a identidade do prêmio e durante a cerimônia deste ano que será presencial.

Personalidade literária

A doutora em filosofia, escritora e defensora dos direitos humanos Sueli Carneiro será a personalidade literária da 64ª edição do Prêmio Jabuti.

Homenageando nos últimos grandes nomes da ficção, este ano o conselho curador decidiu fazer diferente. “Na busca por sua representatividade além do campo ficcional, encontram-se em sua figura e em sua luta, todas as razões para inaugurar esse novo momento”, justificou Marcioniolo.

Doutora honoris causa pela Universidade de Brasília Sueli é nome importante e imponente na luta antirracista, pelo protagonismo feminino e pelo movimento negro. É fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e está ligada, por exemplo, a causas como a PEC das domésticas e a ratificação da constitucionalidade das cotas raciais.

"É importante vermos e ouvirmos pessoas que têm falado sobre os caminhos do nosso país e a Sueli é o melhor exemplo disso", disse Bel Santos-Mayer.

Regulamento e datas

Sobre o regulamento, o conselho curador procurou deixá-lo ainda mais simples e claro. As inscrições poderão ser feitas a partir do meio-dia de hoje (29/03) até às 18h de 26 de maio. O período promocional – que dará 10% de desconto para quem se inscrever nesse primeiro mês – vai até 27 de abril. A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados Entidades Congêneres e Não Associados da CBL e também para todos os tipos de inscrição, Obra individual ou Coleção.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal CBL de Serviços.

A Consulta pública para indicação do júri também começa hoje e termina em 27 de abril. “Todos os nomes que chegam através dessa consulta são considerados, queremos que o Jabuti seja cada vez mais nacional, inclusive no corpo do júri”, destacou Rodrigo Casarin. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site do Prêmio Jabuti.

Como no ano anterior, o Prêmio divulgará entre setembro e outubro, duas listas de finalistas (a primeira com os dez selecionados em cada categoria e a segunda com os cinco). Já a cerimônia – que será presencial e transmitida de forma on-line – acontecerá em novembro, em data a ser definida.

Os(as) autores(as) vencedores(as) de cada categoria recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil (exceto Livro Brasileiro Publicado no Exterior). O(a) vencedor(a) da categoria Livro no Ano será premiado(a) com a estatueta e o valor de R$100 mil.

[29/03/2022 11:30:00]