Apanhadão: Editoras preparam novos livros de Margaret Atwood e Maryse Condé
PublishNews, Redação, 17/01/2022
E mais: Editor revela, em livro, detalhes da publicação de 'A amiga genial', de Elena Ferrante. Biblioteca Nacional volta a fechar ao público e quem é Nadifa Mohamed, a primeira somali a concorrer ao Booker Prize

A coluna Painel das Letras, da Folha informou que a Bazar do Tempo comprou os direitos de publicação de duas obras de Maryse Condé. A editora brasileira lançará o livro de memórias de Condé, Coração a rir e a chorar, que rendeu à escritora de 84 anos o prêmio Marguerite Yourcenar; e o romance A migração dos corações.

Já no fim deste mês deve chegar às livrarias O riso da medusa, clássico da feminista francesa Hélène Cixous, e para o segundo semestre estão previstos dois novos livros da canadense Anne Carson, A beleza do marido e Eros, o agridoce. Outro livro de Carson, Short talks deve sair antes pela Relicário.

A coluna adiantou também que Elogio do amor, de Jean-Luc Godard, reverenciado diretor francês que ganhará nova edição, será publicado no segundo semestre pela editora Nós, e que a Rocco se prepara para lançar dois inéditos de Margaret Atwood: O coração é o último a morrer e Stone mattress.

Novidades também na Tabla: Ode à errância, do poeta sírio Adonis, A queda do imã, da egípcia Nawal Saadawi, e dois grandes nomes da literatura turca, Ahmet Hamdi Tanpınar, com O instituto de regulação das horas, e Leyla Erbil, com Uma mulher estranha.

Matéria da ANSA reproduzida pelo Estadão informou que, em livro, o editor detalha a publicação de A amiga genial, de Elena Ferrante. Com lançamento no dia 19, na Itália, L’Editore Presuntuoso revela como as primeiras páginas impactaram o leitor e determinaram o futuro da escritora.

O Portal G1 noticiou que, com servidores com covid, Biblioteca Nacional volta a fechar ao público. O local tinha sido reaberto para visitas e pesquisas há um mês. A direção relatou “número expressivo de casos de contaminação pelo coronavírus no quadro de servidores e colaboradores”.

O Globo revela quem é a escritora Nadifa Mohamed, a primeira somali a concorrer ao Booker Prize. O romance O pomar das almas perdidas (Tordesilhas, 296 pp, R$ 49) já esgotou duas tiragens no Brasil e acaba de ser reeditado.

Tags: Apanhadão
[17/01/2022 09:40:00]