Morre a livreira Vanna Piraccini, fundadora da Leonardo da Vinci
PublishNews, Redação, 10/01/2022
Dona Vanna fundou a Livraria Leonardo da Vinci junto com seu marido em 1952 e faleceu no último domingo aos 96 anos

Faleceu no último domingo (09), aos 96 anos, Vanna Piraccini, fundadora da Livraria Leonardo da Vinci.

Junto com seu marido, Andrei Duchiade, ela fundou a Leonardo da Vinci em 1952 e deixou um legado cultural e intelectual, sendo considerada por muitos, a maior livreira do país. Ao longo do tempo em que esteve à frente da Leonardo da Vinci, dona Vanna, como era conhecida pelos pares, fez da livraria um ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos. Nomes como Clarice Lispector, Glauber Rocha e Golbery do Couto e Silva frequentaram o ponto comercial.

Drummond, outro frequentador, chegou a escrever sobre a Leonardo da Vinci no poema A livraria, de 1973: “... a loja subterrânea expõe os seus tesouros / como se defendesse de fomes apressadas. / Ao nível do tumulto de rodas e pés / não se decifra a oculta sinfonia de letras e cores enlaçadas / no silêncio dos livros abertos em gravura...”

Em suas redes sociais, a livraria Da Vinci -- hoje e desde 2015 capitaneada por Daniel Louzada -- reforçou o papel importante que dona Vanna teve não só para a história da livraria, como para a cultura do Rio de Janeiro e Brasil. “Dona Vanna foi uma livreira à moda clássica. Conhecendo pessoalmente seus clientes, formou uma geração de intelectuais”.

Outras livrarias e pessoas do mercado editorial também prestaram homenagens à dona Vanna. A carioca Argumento, por exemplo, lembrou que a livreira “passou por momentos de extrema dificuldade sem nunca desanimar ou se queixar” e “foi, sem saber, a professora de todos nós”.

Danielle Paul, presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL), manifestou pesar e "profundo respeito" pela colega, que classificou como exemplo de resistência: "uma inspiração para lidar com as adversidades em nosso meio, não raramente severas”.

O corpo de dona Vanna será cremado nesta quarta-feira (em cerimônia restrita aos familiares, devido aos tempos de pandemia).

[10/01/2022 15:50:00]