Literatura e cinema tipo exportação
PublishNews, Redação, 09/12/2021
Projeto Conexões Itaú Cultural 2021 (09 e 10/12) aborda como são vistas, pesquisadas e conhecidas a literatura e o cinema brasileiros no exterior

Há 14 anos, o Itaú Cultural mapeia a literatura brasileira no exterior por meio do seu projeto Conexões, que busca entender a presença da literatura brasileira no mundo, seja na mídia, na pesquisa universitária ou no mercado editorial.

Na edição de 2021, que começa nesta quinta-feira (09) e segue até a sexta (10), o Conexões Itaú Cultural estende seu olhar também para o cinema.

A mesa de logo mais, às 13h, aborda revistas, editoras e jornalistas na difusão da literatura brasileira no exterior. A pauta gira em torno de como revistas não acadêmicas e editoras participam do esforço de divulgação desta produção literária local fora do país. Estarão presentes Nara Vidal, editora da Revista Capitolina; Maria João Cantinho diretora da Revista Caliban, e Dario Borin, editor da Tagus, da Universidade em Dartmouth. A mediação fica por conta de Felipe Lindoso, antropólogo, jornalista, tradutor, editor e colunista do PN.

No segundo dia do Conexões, mais duas mesas abordam o mesmo assunto a partir da perspectiva de diferentes convidados. Dessa vez, as revistas acadêmicas são analisadas a partir das dinâmicas, dificuldades e o papel dessas publicações na divulgação da literatura brasileira fora do país.

A primeira, às 11h, conta com Jeremy Lehnen, editor executivo do Journal of Lusophone Studies; Rebecca Atencio, co-editora da revista acadêmica Luso-Brazilian Review; e Tiago Alves Costa, editor da publicação digital Revista Palavra Comum. Essa mediação fica a cargo de Rita Palmeira, editora da revista Novos Estudos Cebrap.

Falando sobre a mesma temática, na mesa seguinte conversam Luiz Valente, fundador e co-editor da revista Brasil/Brazil: A Journal of Brazilian Literature, e Sonia Salomão, vencedora do Prêmio Jabuti de 2017, nas categorias de Crítica e Teoria Literária.

As mesas são transmitidas pelo site do Itaú Cultural ou pelo canal da instituição no YouTube.

[09/12/2021 10:00:00]