Flip divulga programação da sua 19ª edição
PublishNews, Talita Facchini, 19/11/2021
Nomes de peso como Alice Walker, Margaret Atwood e Conceição Evaristo estão confirmadas. Festa começa no dia 27/11

Alice Walker, Margaret Atwood e Conceição Evaristo | © Scott Campbell / Divulgação Flip
Alice Walker, Margaret Atwood e Conceição Evaristo | © Scott Campbell / Divulgação Flip
Nesta quinta-feira, a organização da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) convocou jornalistas para apresentar a programação do evento marcado para acontecer de 27 de novembro a 05 de dezembro. Neste ano, serão 19 mesas e 16 delas já foram anunciadas para o público.

Entre os destaques da programação – que tem como objetivo central explorar o conceito de plantas e literatura – está a participação da canadense Margaret Atwood, autora do best-seller O conto da Aia (Rocco). Ela participará da mesa "Utopia e distopia", junto com Antonio Nobre, no dia 1º de dezembro, às 20h.

No dia 04/12, às 18h, mais três nomes de peso. A autora mineira Conceição Evaristo participa da mesa "Em busca do jardim", junto com a americana Alice Walker, autora de A cor púrpura (José Olympio) e Em busca dos jardins de nossas mães (Bazar do Tempo). A mediação ficará por conta de Djamila Ribeiro.

No mesmo dia, às 20h, Alejandro Zambra, autor de O poeta chileno, e Ana Martins Marques, autora da obra A vida submarina – ambas publicadas pela Companhia das Letras – participam da mesa "Ouvir o verde", com mediação de Rita Palmeira.

Também estão confirmados na programação nomes como Adriana Calcanhotto, Han Kang, Stefano Mancuso, Carlos Papá, David Diop, Cristine Takuá, Leonardo Fróes, Kim Stanley Robinson, Eliane Brum, Ailton Krenak e Muniz Sodré. Os dois últimos encerram a programação da Flip no dia 05/12, às 18h, na mesa "Cartografias para adiar o fim do mundo". A mediação será do editor, Vagner Amaro, da Malê.

A ideia central do coletivo curatorial é contar uma história com a programação, deixando clara a sua diversidade. “Se a Flip nasceu como uma manifestação cultural baseada na colaboração entre aqueles que chegavam a Paraty e aqueles que habitavam o território, a edição deste ano expande o potencial associativo, buscando entender como pensam outras formas de vida”, explica Mauro Munhoz, diretor artístico do evento.

Inovações de formato, conteúdo virtual e de intervenções videográficas também farão parte da 19ª Flip. A ideia é que essa edição seja presencial para os paratienses, por isso, no território da cidade, haverá salas de exibição das mesas onde as comunidades locais poderão se reunir para assistir à Flip, gerando manifestações culturais próprias. Além disso, pela primeira vez, a Festa será exibida na TV, em parceria com o Canal Arte1. Serão transmitidas todas as mesas dos finais de semana e, durante a semana, as mesas das 20h. Todas as mesas da Flip serão exibidas pelo canal do evento no YouTube e Facebook.

Flipinha

Contemplada pelo edital da Petrobras Cultural para Crianças, a Flipinha também terá transmissão on-line pelos canais da Flip. Começando já neste sábado (22), a Flipinha terá 12 mesas e a participação de 21 autores e educadores indígenas. A primeira mesa acontece às 9h30 com participação de Sheila Perina e Simone Mota. Elas falarão sobre leituras e brincadeiras para todas as infâncias. Às 14h30, Elaine Marcelina e Juka participam da mesa "Aos mais velhos e aos mais novos... reverências!". A programação completa você confere clicando aqui.

Flip 2022

Mesmo com a edição virtual prestes a acontecer, é inevitável já pensar como será a 20ª edição da Flip. Segundo Mauro, as informações começarão a surgir entre dezembro e janeiro. “Ao mesmo tempo que a Flip é uma extroversão, é também uma escuta. Começamos a pensar a edição do ano seguinte a partir do que podemos interpretar das experiências da edição anterior”, explicou acrescentando que acredita que a edição de 2022 será presencial. “Todo mundo tem esse desejo”, afirmou.

Confira abaixo a programação divulgada até o momento:

Sábado, 27/11

16h
MESA 1: Nhe'éry Jerá (Abertura)
Com Carlos Papá e Cristine Takuá

18h
MESA 2: Literatura e plantas
Com Stefano Mancuso e Evando NascimentoMediação: Prisca Agustoni


Domingo, 28/11

16h
MESA 3: Naturalismo e violência
Com Micheliny Verunschk e David Diop
Mediação: Milena Britto

18h
MESA 4: Folhas e verbos
Com Véronique Tadjo e Edimilson de Almeida Pereira
Mediação: Joselia Aguiar


Segunda, 29/11

18h
MESA 5: Plantas e cura
Com João Paulo Lima Barreto, Monica Gagliano e Silvanete Lermen
Mediação: Mônica Nogueira

20h
MESA 6:
Em definição


Terça, 30/11

18h
MESA 7: Zé Kleber: Micélios
Com Jorge Ferreira e Merlin Sheldrake
Mediação: Alice Worcman

20h

MESA 8: Tecnobotânicas
Com K Allado-McDowell e Giselle Beiguelman
Mediação: Ronaldo Lemos


Quarta, 01/12

18h
MESA 9: Fios de palavras
Com Leonardo Froés, Júlia de Carvalho Hansen e Cecilia Vicuña
Mediação: Ludmilla Lis

20h
MESA 10: Utopia e distopia
Com Margaret Atwood e Antonio Nobre
Mediação: Anabela Mota Ribeiro


Quinta, 02/12

18h
MESA 11: Botânicas migrantes
Com Djaimilia Pereira de Almeida e Elif Shafak
Mediação: Mirna Queiroz

20h
MESA 12: Políticas vegetais
Com Kim Stanley Robinson e Eliane Brum
Mediação: Lucia Sá


Sexta, 03/12

18h
MESA 13: Em definição

20h
MESA 14: Vegetalize
Com Adriana Lisboa e Han Kang
Mediação: Guilherme Henrique


Sábado, 04/12

16h
MESA 15: Em definição

18h
MESA 16: Em busca do jardim
Com Alice Walker e Conceição Evaristo
Mediação: Djamila Ribeiro

20h
MESA 17: Ouvir o verde
Com Alejandro Zambra e Ana Martins Marques
Mediação: Rita Palmeira


Domingo, 05/12

16h
MESA 18: Metamorfoses
Com Emanuele Coccia e Adriana Calcanhotto
Mediação: Cecilia Cavalieri

18h
MESA 19: Cartografias para adiar o fim do mundo
Com Ailton Krenak e Muniz Sodré
Mediação: Vagner Amaro

Tags: Flip 2021
[19/11/2021 09:50:00]