O médico e escritor Paulo Niemeyer é o novo imortal da ABL
PublishNews, Redação, 18/11/2021
Ele foi eleito para a Cadeira 12, na sucessão do crítico literário Alfredo Bosi e concorria com Joaquim Branco e Daniel Munduruku

Paulo Niemeyer | © Companhia das Letras / Divulgação
Paulo Niemeyer | © Companhia das Letras / Divulgação
Novembro está sendo um mês agitado para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Depois de eleger a atriz Fernanda Montenegro e o músico Gilberto Gil, a Academia anunciou nesta quinta (18) o médico e escritor Paulo Niemeyer como novo imortal. Com 25 votos – dos 34 que participaram da eleição – ele foi eleito para ser o novo ocupante da cadeira 12, vaga com o falecimento do professor e crítico literário Alfredo Bosi, ocorrido no dia 7 de abril de 2021.

“Paulo Niemeyer entra para a Academia Brasileira de Letras como agente da ciência e da cultura, em sintonia com o humanismo e a modernidade. Sua presença reafirma o compromisso desta Casa com o conhecimento integral, de que ele, Paulo, é mestre consumado”, declarou Marco Lucchesi, presidente da ABL.

Sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer, Paulo nasceu no dia 9 de abril de 1952, no Rio de Janeiro. Se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com uma carreira consolidada como neurocirurgião, escreveu livros como O que é ser médico (Record) e No labirinto do cérebro (Objetiva).

Niemeyer disputou a vaga com o poeta Joaquim Branco e com o escritor indígena Daniel Munduruku – que recebeu apoio de um grupo de quase 100 escritores na semana passada.

Tags: ABL
[18/11/2021 17:10:00]