SNEL elege sua nova diretoria para o triênio 2022/2024
PublishNews, Redação, 17/11/2021
Dante Cid, da Elsevier, é o novo presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros

Dante Cid foi eleito presidente do SNEL para o triênio 2022/2024 | © Divulgação
Dante Cid foi eleito presidente do SNEL para o triênio 2022/2024 | © Divulgação
Em maio, o PublishNews adiantou que Dante Cid, vice-presidente de relações acadêmicas da Elsevier na América Latina, seria o novo presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Eleições realizadas na semana passada confirmaram a notícia e Cid deverá tomar posse em 1º de janeiro de 2022. A eleição é válida para o triênio 2022/2024.

“O SNEL está às vésperas de completar 80 anos e é uma absoluta honra estar na presidência durante esta celebração. A longevidade da instituição atesta por si só o valor que ela traz à sociedade, que é, acima de tudo, promover o crescimento da leitura em nosso país. Nossas pesquisas de mercado e a Retratos da Leitura mostram que ainda é preciso percorrer um longo caminho nesse sentido e essa é a minha missão à frente do SNEL", disse Dante ao PN.

"Eu acredito que somente com o avanço da cultura e do conhecimento é possível haver progresso e prosperidade no Brasil ou em qualquer país. E é impossível dissociar cultura e conhecimento da literatura, afinal de contas os livros são a principal fonte de saber e uma das principais de entretenimento, desde os tempos mais remotos. É esse o caminho para os próximos 80 anos do SNEL: defender e promover a leitura, estreitando o relacionamento com as demais entidades do ecossistema do livro no Brasil e no exterior, fazer a sociedade mais justa e prospera através do conhecimento”, completou.

Marcos da Veiga Pereira (Sextante), que esteve à frente da entidade nos últimos sete anos, seguirá na agremiação como vice-presidente para assuntos administrativos. Mauro Koogan Lorch (Guanabara Koogan) assume como vice-presidente para assuntos técnicos.

Eduardo Salomão (Imago) é o diretor-secretário e tem Francisco Bilac Moreira Pinto Filho (Forense) como suplente. A tesouraria terá Renato Soares Fleischner (Mundo Cristão) como diretor e Júlia Moritz Schwarcz (Companhia das Letras) como suplente. Roberta Machado (Record) assume a diretoria de Comunicações e terá Amarylis Manole (Manole) como suplente.

O Conselho Fiscal Efetivo será presidido por Mauro Palermo (Globo) e terá Leonora Monnerat (HarperCollins) e João Paulo Rocco (Rocco) como titulares e Ricardo Gomes (Morro Branco) como suplente.

Tags: Dante Cid, Snel
[17/11/2021 09:47:00]