Saraiva realiza assembleia geral de credores nesta quarta-feira
PublishNews, Redação, 17/11/2021
Na pauta, a aprovação do novo plano de recuperação judicial da empresa

Está marcada para logo mais, às 14h, a primeira chamada para a assembleia geral de credores da Saraiva. Na pauta, a aprovação do novo plano de recuperação judicial da empresa. Pela proposta, a varejista quer pagar parte de suas dívidas com ações da companhia. Caso não tenha quórum ou os participantes não cheguem a um acordo, uma nova reunião poderá ser realizada no próximo dia 23, no mesmo horário.

Relembro o caso

Em novembro de 2018, a Saraiva entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial, informando dívida de R$ 675 milhões.

Em fevereiro do ano seguinte, apresentou o seu plano de recuperação judicial, mas enfrentou dificuldades para aprová-lo.

A aprovação só veio em agosto de 2019. Grosso modo, a Saraiva propunha o pagamento de 60% do valor devido parcelado em 15 anos de forma escalonada. Os 40% restantes seriam pagos com a geração de excedente de caixa.

Ocorre que depois disso, veio a pandemia e a empresa recorreu à Justiça para apresentar um novo plano. O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, que conduz a recuperação judicial da Saraiva, autorizou.

No novo plano, a empresa propôs dividir a sua operação e vender parte dela. Com o dinheiro apurado com a venda, pagaria os credores.

Sem conseguir vender parte de sua operação, a livraria apresentou, em setembro, uma nova versão do seu plano de recuperação judicial.

É essa proposta que será avaliada agora pelos credores.

[17/11/2021 10:30:00]