O balanço final da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre
PublishNews, Redação, 17/11/2021
Este ano, a Feira superou em 15% as vendas na comparação com a última edição presencial

Barraca da Feira do Livro de Porto Alegre | © Diego Lopes / Câmara Rio-Grandense do Livro
Barraca da Feira do Livro de Porto Alegre | © Diego Lopes / Câmara Rio-Grandense do Livro
Com o tema Para ler o mundo, a 67ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ficou marcada pela retomada das bancas presenciais na Praça da Alfândega, no centro da capital gaúcha. Nas palavras do seu patrono Fabrício Carpinejar, representou também uma espécie de “fisioterapia social” para quem estava com saudade de confraternizar pessoalmente por entre as bancas e isso pode ser refletido nos números.

De acordo com levantamento feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), organizadora do evento, as barracas presenciais registraram um aumento de 15% nas vendas em comparação proporcional com 2019, última edição presencial da Feira. Há dois anos, a Feira contou com 88 expositores, já este ano, devido à pandemia, foram 56 bancas na Praça da Alfândega.

Em números brutos, isso representa cerca de R$ 3 milhões nas negociações de 149,6 mil unidades. Segundo os responsáveis pelas 56 bancas expositoras, os gêneros mais procurados foram infantil, romance e biografias. Nos saldos, a preferência foi pelas obras de literatura infantil, romance e ficção.

Além disso, o evento gerou 230 empregos nas barracas (entre fixos e temporários), sendo 126 mulheres, 101 homens e um não-binário. A equipe envolvida na produção da Feira foi composta por 100 pessoas (40% homens e 60% mulheres).

Com curadoria de Lu Thomé, a Feira do Livro realizou 33 lives com participação de 98 convidados. Como o evento contou com um fluxo constante de leitores, a audiência das lives se concentrou no pós-evento. Mesmo assim, mais de 1,3 mil pessoas acompanharam ao vivo a programação virtual. Na programação infantil foram 16 espetáculos de teatro de bonecos ou de palco, um espetáculo de mágica e 90 sessões de contação de histórias. No entanto, devido à dificuldade para viabilizar a Feira este ano, não foi possível à comissão organizadora realizar os tradicionais encontros para alunos do Ensino Básico.

Prevenção à Covid-19

Em época de pandemia, o protocolo sanitário foi seguido de forma rigorosa. Para isso, a Feira disponibilizou 170 litros de álcool-gel e distribuiu 300 máscaras para quem foi pego desprevenido.

[17/11/2021 08:00:00]