Biografia de João Gilberto estreia na Lista dos Livros Mais Vendidos do PN
PublishNews, Talita Facchini, 12/11/2021
Livro escrito por Zuza Homem de Mello garantiu seu espaço na lista de Não Ficção. Além dele, outras cinco novas obras apareceram na lista dessa semana.

João Gilberto | © Divulgação
João Gilberto | © Divulgação
Cantor, violonista e compositor brasileiro, João Gilberto fez história. Considerado um artista genial, ele revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão para tocar samba: a bossa nova e foi reverenciado no mundo inteiro até falecer, aos 88 anos, em julho de 2019.

Mas sua história continua viva e chegou até a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. Escrito pelo produtor e pesquisador musical Zuza Homem de Mello – que também faleceu em outubro de 2020 –, Amoroso (Companhia das Letras) é a primeira biografia dedicada ao baiano de Juazeiro. A obra fez sua estreia na lista de maneira modesta, ocupando a 19ª posição em Não Ficção com 178 exemplares vendidos.

Na obra, Zuza leva o leitor aos estúdios, teatros, bares, clubes e festivais por onde João circulou, e apresenta os compositores, arranjadores, instrumentistas, produtores, jornalistas, técnicos de som e empresários que cruzaram seu caminho.

Além de Amoroso, outra obra merece destaque essa semana. Sucesso é o resultado de times apaixonados (Gente), de Renata Spallicci fez sua estreia ocupando o primeiro lugar da Lista Geral ao vender 6.158 exemplares na semana. Na obra, Renata fala sobre a importância de se formar um time apaixonado pelo futuro que a empresa quer construir. E completando o pódio da semana estão Mindset milionário (Buzz) em segundo lugar com 5.734 e Mais esperto que o diabo (Citadel) em terceiro, com 1.989 cópias vendidas na semana.

Em comparação com a semana passada, a lista apresentou um aumento de 23% nas vendas, sendo que as categorias que mais apresentaram alta foram Negócios (76%), Ficção (23%) e Infantojuvenil (18%).

E é justamente na lista de Negócios onde estão quatro das seis novidades da semana. Além de Sucesso é o resultado de times apaixonados entraram outras três obras da Buzz: Só vai, de Lucas Battistoni Wegmann, na 5ª posição; Cristão rico, de Thalia Campos e Rodrigo Stocco, na 6ª e Enfodere-se! (edição platinum), de Caio Carneiro, na 19ª.

Já em Autoajuda, quem estreou foi o livro Tudo é possível (Citadel), de Filipe Iannie, que garantiu o quarto lugar da lista ao vender 1.003 exemplares.

No Ranking das Editoras, o ouro da semana vai para o Grupo Companhia das Letras, que emplacou 18 títulos na lista. Em segundo lugar ficou a Citadel Grupo Editorial com dez e em terceiro, o Grupo Editorial Record, com nove.

[12/11/2021 09:00:00]