Prêmio Camões 2021 vai para a moçambicana Paulina Chiziane
PublishNews, Redação, 21/10/2021
Primeira mulher africana a vencer o prêmio, ela também é reconhecida como uma das pioneiras da literatura de seu país

Paulina Chiziane | © Otávio de Souza / Wiki Commons
Paulina Chiziane | © Otávio de Souza / Wiki Commons

A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prêmio Camões 2021, o mais importante da língua portuguesa.

Aos 66 anos, ela é a primeira mulher africana a vencer o prêmio e leva para casa 100 mil euros. O anúncio foi feito pela Biblioteca Nacional no início da tarde desta quarta-feira (20) e o júri – composto por seis intelectuais conhecedores da literatura da língua portuguesa – destacou a vasa produção e recepção crítica de Paulina, bem como o reconhecimento acadêmico e institucional da sua obra. A importância que Chiziane dá em seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana e seu trabalho recente de aproximação aos jovens também foi lembrado pelos jurados.

Paulina é hoje uma das vozes da ficção africana mais conhecida internacionalmente, sendo também a primeira mulher a publicar um romance por lá, a obra Balada de amor. Por aqui, a Dublinense lançou em 2018 O alegre canto da perdiz, que aborda a situação precária das negras em Moçambique, e a Companhia das Letras lançou este ano, uma nova edição de Niketche: Uma história de poligamia, que conta a história de uma mulher que decide procurar as outras mulheres de seu marido, depois de descobrir que elas existem.

No ano passado, o vencedor do Camões foi o professor português Vítor Aguiar e Silva e em 2019, o prêmio foi dado músico Chico Buarque.

[21/10/2021 09:00:00]