Laerte recebe o Prêmio Juca Pato 2021
PublishNews, Redação, 24/09/2021
Cartunista e criadora de personagens como os 'Piratas do Tietê' foi a escolhida pela União Brasileira de Escritores como ‘Intelectual do ano’

A União Brasileira de Escritores (UBE) elegeu, na tarde da última quinta (23), a cartunista Laerte Coutinho como a vencedora da 58ª edição do Prêmio Juca Pato, conferido anualmente a personalidades que, no ano anterior, tenham se destacado em qualquer área de conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país, na defesa dos valores democráticos e republicanos.

Laerte é um dos principais nomes do cartunismo brasileiro desde os anos 1980. Criadora de personagens como os Piratas do Tietê, foi também uma das criadoras da revista Balão e já publicou trabalhos n’O Pasquim, n’O Bicho, no Estado de S. Paulo, na Folha de S.Paulo, em várias revistas. Além disso, foi protagonista do documentário Laerte-se, da Netflix, produzido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, e publicou este ano o livro Manual do Minotauro (Quadrinhos na Cia), que reúne mais de 1.500 tiras publicadas entre 2004 e 2015.

Ela concorria com nomes como a jornalista Patrícia Campos Mello, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz e os escritores Nélida Piñon e Carlos Nejar.

Nos últimos anos, o Prêmio Juca Pato foi concedido a nomes como Ailton Krenak, Ignácio de Loyola Brandão e Milton Hatoum.

[24/09/2021 09:00:00]