Acra é escolhida como Capital Mundial do Livro 2023
PublishNews, Redação, 23/09/2021
Capital de Gana foi selecionada por seu forte enfoque nos jovens e seu potencial para contribuir com a cultura e riqueza do país. Celebrações começarão no dia 23 de abril de 2023.

Kwame Nkrumah Memorial Park em Acra | © Fquasie / Wiki Commons
Kwame Nkrumah Memorial Park em Acra | © Fquasie / Wiki Commons

A Unesco anunciou esta semana que, depois de Guadalajara (México), Acra, capital de Gana, será a Capital Mundial do Livro em 2023. Segundo o comitê da Unesco, Acra foi selecionada por seu forte enfoque nos jovens e seu potencial para contribuir com a cultura e riqueza do país da África Ocidental.

A cidade propôs em seu programa, usar o poder dos livros para envolver os jovens, como uma forma eficaz de capacitar a próxima geração. Além disso, apresentou um amplo programa que visa grupos com altos níveis de analfabetismo, incluindo mulheres, imigrantes, jovens, crianças de rua e pessoas com deficiência.

Para colocar essas ideias em prática, a cidade pretende reforçar as infraestruturas escolares e comunitárias e o apoio à aprendizagem ao longo da vida de seus habitantes, com o objetivo de fomentar a cultura da leitura.

Bibliotecas móveis – para alcançar grupos periféricos –, workshops de leitura e escrita, um centro de capacitação para jovens desempregados e eventos para mostrar a arte e cultura ganesa e assim, promover a inclusão, também estão entre os planos da cidade.

As comemorações de Acra como Capital Mundial do Livro terão início no dia 23 de abril de 2023, Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

Acra é a 23ª cidade a ser escolhida como Capital Mundial do Livro e segue Guadalajara (2022), Tiblissi (2021), Kuala Lumpur (2020) e Sharjah (2019).

[23/09/2021 09:30:00]