Shakespeare e Os Beatles fazem duplinha na Lista dos Livros Mais Vendidos do PN
PublishNews, Leonardo Neto, 17/09/2021
Novo livro de José Roberto de Castro Neves traça paralelos entre o bardo e os garotos de Liverpool e garante o terceiro lugar da Lista de Não Ficção dessa semana

O advogado carioca José Roberto de Castro Neves pode ser considerado um especialista em Shakespeare. Ele inclusive traçou paralelos entre a sua profissão e o bardo em Medida por medida: o direito em Shakespeare, publicado em 2019. Além desse atributo, Castro Neves é um músico amador, fã dos Beatles e se encontrou como autor best-seller. No Ranking do PublishNews, já emplacou Como os advogados salvaram o mundo, O espelho infiel, Os advogados vão ao cinema, Brasileiros e O mundo pós-pandemia, os três últimos coletâneas organizadas por ele. Todos esses livros foram publicados pela Nova Fronteira.

Nessa semana, ele emplacou o seu sexto título na Lista dos Livros Mais Vendidos. Shakespeare e os Beatles, também pela Nova Fronteira, alcançou a terceira posição da Lista de Não Ficção, com 721 cópias vendidas. No livro, ele coloca lado a lado as produções desses dois marcos da cultura e descobre, nelas, um padrão comum. Ele aponta, por exemplo, que tanto Shakespeare quanto o grupo musical de Liverpool viveram decisivas mudanças nas sociedades em que viviam e isso se reflete de alguma forma em suas obras.

Em suas respectivas trajetórias, os dois ícones da cultura também têm algo em comum. Começaram seguindo a moda, partindo do que já existia; depois passaram a tratar de temas juvenis, afinal, eram jovens e, em seguida, começaram a busca da afirmação de suas identidades como artistas. Como consequência, encontraram seus estilos próprios e deram início a uma fase melancólica e introspectiva até atingirem a maturidade, produzindo obras que provaram que eles dominavam o seu respectivo ofício.

O livro aparece logo abaixo do livro de Luciano Huck, que tem feito propaganda pesada do De porta em porta (Objetiva) em seu novo programa dominical. O título teve 863 cópias vendidas nessa semana. O primeiro lugar da categoria ficou com a edição em capa dura de Mulheres que correm com os lobos (Rocco), que segue firme na lista e somou mais 1.402 exemplares a sua conta.

Ainda falando de Não Ficção, a categoria trouxe outro estreante: São Miguel Arcanjo - A batalha final (Paullus), do padre Serginho. O livro ocupa a posição de número 17, com 271 exemplares vendidos.

O Ranking Geral voltou a ser liderado por Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, que teve 1.945 exemplares vendidos nessa semana. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston, ficou em segundo, com 1.775, e Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, completa o pódio, com 1.709.

Na comparação com a semana passada, a lista apresentou crescimento de 4%. Negócios (25%), Autoajuda (16%) e Infantojuvenil (13%) foram as que mais cresceram.

Além das duas novidades em Não Ficção, a lista trouxe outros cinco estreantes. Em Ficção, o destaque vai para a franquia Chainsaw Man. O Volume 1 já aparecia na Lista e vendeu nessa semana 730 cópias, número suficiente para colocar o título de Tatsuki Fujimoto na sexta posição da categoria. Dois novos volumes estrearam na lista: o segundo, com 521 unidades vendidas, aparece na posição de número 8 e o volume três, na 10ª posição, com 430. Juntos, os três tomos venderam 1.681 cópias.

Em Infantojuvenil, uma estreia dupla. A edição do clássico O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, publicada pelo selo Tricaju, da Ciranda Cultural, estreou em 13º lugar, com 441 exemplares vendidos. É a primeira vez que um livro do selo aparece na lista.

GPS das vendas (Literare Books), de Marcelo Baratella, é a novidade em Negócios. O título aparece em 15º, com 298. Completando o time de estreantes, Diário em tópicos (Sextante), de Rachel Wilkerson Miller, aparece na 17ª posição de Autoajuda, com 290 cópias vendidas.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking das Editoras, com 17 títulos emplacados na semana. O segundo lugar ficou com o Grupo Editorial Record e a Sextante, que emplacaram 11 títulos cada. A Alta Books completa o pódio, com nove.

[17/09/2021 11:00:00]