O papa, o Batman e a ex-BBB marcam presença na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 03/09/2021
Volumes da franquia Batman/Fortnite ocupam as posições 2 e 3 do Ranking Geral; primeiro livro da ex-BBB Marcela Mc Gowan também conquistou posição na Lista Geral e o novo do papa aparece em Não Ficção.

Quem acompanha a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews mais de perto já percebeu que a venda de HQs e mangás está em alta. Isso já foi destaque em uma nota dos mais vendidos em junho.

Nessa semana, seis dos 20 títulos que aparecem em Ficção são do gênero e todos publicados pela Panini.

Mas, mais do que isso. Dois volumes da franquia Batman/Fortnite, de Christos Gage, aparecem no pódio do Ranking Geral. O volume 03 ocupa o segundo lugar, com 1.808 e o volume 01, a terceira posição, com 1.336. Da série, a lista trouxe ainda o volume 04 que estreia nessa semana na lista ocupando a posição de número 19, com 207 cópias vendidas. Além dos volumes da série do homem-morcego, a lista traz mais uma novidade do gênero: o número 18 do mangá Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba (Panini), de Koyoharu Gotouge, ocupante do 11º lugar da Lista de Ficção, com 322 exemplares vendidos.

Voltando a falar do Ranking Geral, Batman só perde para Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, campeão de vendas da semana, com 1.998 exemplares vendidos.

Além de destacar o desempenho do cavaleiro das trevas, a Lista faz brilhar o livro da ex-BBB de Marcela Mc Gowan. Tratando de sexualidade e prazer, Senta que nem moça (Nacional) chega à Lista dos Livros Mais Vendidos ocupando a 20ª posição do Ranking Geral e a quarta de Autoajuda, com 689 cópias vendidas. Nos capítulos, a autora fala de temas como masturbação, os tabus da virgindade, pornografia e orgasmo.

E a lista segue... Noutro campo bem distante do da ex-BBB, aparece o novo livro do papa Francisco. A misericórdia sustenta a vida da Igreja (Fons Sapientiae) estreia nessa semana ocupando a nona posição da Lista de Não Ficção, com 327 exemplares vendidos.

Não Ficção, a propósito, traz outras três novidades, além do livro do pontífice. Na 13ª posição, aparece pela primeira vez Tudo dobre o déficit público (Alta Books), de Fabio Giambiagi, com 302. Na 15ª, estreia 2030 (Alta Cult), de Mauro F. Guillén, com 295. E na 19ª, uma novidade que vale por três. Thereza Eugenia: Portraits marca a chegada da autora, a fotógrafa Thereza Eugênia, e da editora Barléu à lista. O livro traz uma série de fotografias que Eugênia fez de músicos brasileiros entre os anos 1970 e 1980. Foram 243 exemplares vendidos. A Barléu foi fundada em 2002 por Calos Leal, que tocou os últimos anos de atividade da tradicionalíssima Francisco Alves.

Mais novidades em Ficção. Além do quarto volume de Batman/Fortnite e do mangá da série Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba, a categoria dá as boas-vindas também para o novo livro de Colleen Hoover. Novembro, 9 (Galera) aparece na posição de número 14, com 274.

O time de novidades fica completo com os dois estreantes na categoria Negócios. A 32ª edição do Vade Mecum Saraiva (2021) ocupa a posição de número 2, com 611 cópias vendidas. Humanocracia (Alta Books), de Gary Hamel e Michele Zanini, ficou na 11ª, com 354.

Apesar da profusão de novidades, a lista apresenta queda em relação à semana passada. Os números gerais apresentam diminuição de 17%. Isso foi sentido especialmente em Negócios (-37%), Autoajuda (-19%) e Ficção (-17%).

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 15 títulos nessa semana. A Alta Books ficou em segundo, com 13. O terceiro lugar no pódio ficou dividido entre o Grupo Editorial Record e a Sextante. Cada um deles emplacou 12 títulos.

[03/09/2021 10:40:00]