Último livro da série ‘As sete irmãs’, de Lucinda Riley, chega à Lista dos Mais Vendidos do PN
PublishNews, Leonardo Neto, 27/08/2021
‘A irmã desaparecida’ chega às livrarias pouco tempo depois da morte da autora best-seller, que faleceu de câncer em junho, aos 55 anos

Lucinda Riley, no seu 'momento Madonna' na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2016 | © Divulgação / Bienal
Lucinda Riley, no seu 'momento Madonna' na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2016 | © Divulgação / Bienal
Lucinda Riley nasceu na Irlanda e, após uma carreira inicial como atriz de cinema, teatro e televisão, escreveu seu primeiro livro aos 24 anos. Acabou se tornando uma best-seller internacional e conquistando uma legião de fãs no Brasil. Ela morreu em junho passado, aos 55 anos, vítima de um câncer.

Em uma de suas passagens pelo Brasil, visitando a Bienal do Livro de São Paulo de 2016, ela disse ter vivido o seu “momento Madonna”, uma referência aos fãs enlouquecidos que gritavam seu nome. “Viajo o mundo todo, vejo muitos lugares, mas normalmente não sinto o que o Brasil despertou em mim”, disse ao Estadão na época.

A sua série mais popular é As sete irmãs, aqui no Brasil publicada pela Arqueiro. Fenômeno global, os livros da franquia já venderam mais de 15 milhões de exemplares e está sendo adaptada para a TV.

A irmã desaparecida é o sétimo título da série. Recém-lançado no Brasil, o título conquistou o segundo lugar do Ranking Geral da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. Foram 3.311 exemplares vendidos.

Ao longo da série, cada uma das seis irmãs D’Aplièse seguiu uma jornada para descobrir sua ascendência, mas elas ainda têm uma pergunta sem resposta: quem é e onde está a sétima irmã? Essa busca vai levá-las numa viagem pelo mundo – Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra, França e Irlanda –, unindo-as em sua missão de finalmente completar a família.

O livro ficou atrás apenas de As 9 leis inegociáveis da vida (Gente), de Marcel Scalcko, que estreou na semana passada, ocupando o primeiro lugar do Ranking Geral. Essa semana, repetiu a dose e somou mais 3.970 exemplares vendidos (nas duas semanas, foram 8.304).

A terceira posição do Ranking Geral é ocupado por outro título da Gente, o estreante Máquina de aquisição de clientes, de André Siqueira, com 2.988.

A Gente, a propósito, ocupa a quinta posição do Ranking Geral das Editoras, com seis títulos. Quatro deles figuram no Ranking Geral. Esses seis títulos reunidos venderam 10.858 exemplares nessa semana. É uma máquina de fazer best-sellers. Se a entrega do Prêmio PublishNews fosse hoje, a Gente ganharia o troféu de “Editora do Ano” pela primeira vez. Até agora, emplacou 61 títulos e conquistou o topo do Ranking Parcial das Editoras de 2021.

Os números positivos da Gente contrastam um pouco com os da lista. Em comparação com a semana passada, a lista apresentou queda de 11% no seu número de exemplares vendidos. Não Ficção foi a categoria mais prejudicada, caiu 35%. Autoajuda (-23%) e Infantojuvenil (-21%) também estiveram em baixa. Na contramão, Ficção e Negócios que cresceram 21% e 9% respectivamente.

Além dos dois estreantes que conquistaram espaço no pódio dessa semana, a lista trouxe outras 11 novidades.

Em Negócios, mais dois livros da Gente: Muito além das expectativas (Gente), de Carlos Busch, ocupante da posição dois da categoria e quatro do Ranking Geral, com 2.004 exemplares vendidos e Paixão S.A., de Nilson Filatieri e Rafael Carvalho, na terceira da categoria e 14ª da Geral, com 968. Além disso, estrearam as edições normal e de bolso de As 48 leis do poder (Rocco), de Robert Greene. Somadas as duas versões venderam 544 exemplares.

Em Ficção, estão mais três estreantes. Na décima posição, apareceu Todas as suas (im)perfeições (Galera Record), de Colleen Hoover, com 367. Na 16ª, Mais que amigos (Paralela), de Lauren Layne, com 224 e na 19ª, a edição de luxo de Berserk – 01 (Panini), de Kentaro Miura, com 209.

Com 303 exemplares vendidos, Sem limites, de Jim Kwik, ocupa a 15ª posição de Autoajuda. Um pouco mais pra baixo na lista, aparece, na 18ª, Meta de relacionamento, de Michael Todd, com 278. Os dois livros são da Alta Life.

Em Não Ficção, as novidades foram De porta em porta (Objetiva), de Luciano Huck, que estreou de forma tímida, com 195, ocupando a posição de número 19, e a edição de bolso d’O diário de Anne Frank (BestBolso), de Anne Frank, na lanterninha, com 190.

O ouro do Ranking Geral das Editoras ficou com o Grupo Companhia das Letras, que emplacou 19 títulos essa semana. O Grupo Editorial Record e a Sextante dividem a prata, com 11 títulos cada. A Citadel Grupo Editorial completa o pódio ao receber o bronze, com oito títulos.

[27/08/2021 10:20:00]