Companhia das Letras não publicará mais Carlos Drummond de Andrade
PublishNews, Redação, 27/08/2021
Depois de dez anos publicando obras do poeta, editora não aceitou os termos de renovação do contrato com os herdeiros. Agência Riff também deixa de representar o escritor.

Esta semana, O Globo noticiou que Carlos Drummond de Andrade não será mais publicado pela Companhia das Letras. Justificando a decisão, a editora – que publica as obras do poeta há dez anos – disse “não ver possibilidade de aceitar os termos de renovação do contrato", sem especificar exatamente quais seriam esses termos.

Segundo apuração do jornal, a decisão teria partido da editora, por conta das exigências feitas pela família. Por sua vez, Pedro Drummond, neto do poeta e representante da família nas questões de direitos autorais, preferiu não comentar o assunto e apenas agradeceu ao "pessoal da Companhia pelo trabalho que realizaram nestes anos".

Desde 2011, a editora publicou 54 títulos de Drummond, entre poesia, crônica, diários, antologias e livros infantis.

Agora, após o rompimento, Pedro disse ao Globo que precisa de tempo para “pensar com a cabeça fria" e decidir o destino da obra do avô. Além disso, após 20 anos, a Agência Riff também deixou de representar a obra do poeta. Em nota pública, a agência disse que “os assuntos relativos à obra e aos diretos autorais de Carlos Drummond de Andrade devem sem tratados, a partir de agora, diretamente com eles [os netos de Drummond, Pedro e Luis Maurício]".

[27/08/2021 09:30:00]