FNLIJ divulga obras que receberam o selo Altamente Recomendáveis 2021
PublishNews, Leonardo Neto, 26/08/2021
Os 23 leitores-votantes escolheram 94 títulos entre 477 inscritos. Obras recebem selos em 13 diferentes categorias.

PNBE | © Eduardo Aigner
PNBE | © Eduardo Aigner
Na semana passada, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) divulgou a lista das obras selecionadas para receber o selo Altamente Recomendável FNLIJ, de 2021, referente à produção de 2020.

Os 23 leitores-votantes escolheram 94 títulos entre 477 inscritos. Os livros selecionados recebem a chancela da Fundação, uma espécie de garantidora da qualidade literária.

As obras estão divididas em 13 categorias: Criança, Jovem, Poesia, Reconto, Informativo, Tradução Adaptação Criança, Tradução Adaptação Jovem, Tradução Adaptação Informativo, Tradução Adaptação Reconto, Literatura em Língua Portuguesa, Teatro, Teórico e Livro Brinquedo.

Grandes grupos editoriais saem à frente. O Grupo Santillana (Moderna e Salamandra) colocou 12 títulos na lista; o Grupo Companhia das Letras (Companhia das Letrinhas e Pequena Zahar) emplacou nove títulos; a FTD, oito e a SM, cinco.

Mas sobrou espaço para as editoras independentes e entre elas as seguintes se destacam: Jujuba (com 4 títulos), Ôzé (4), Pallas Mini (4), Pulo do Gato (4), Aletria (3) e Caixote (3).

Dois livros que aparecem na lista são de autores independentes: Na casa deles, de Edith Chacon, com ilustrações de Priscila Ballarin, e Passarinhos da Mata Atlântica, de Cristina Santos, com ilustrações de Aurélio H. dos Santos e Leandro Vilar.

Na categoria Crianças, os destaques são: Bia e o elefante (Jujuba) e Entrevistas: contos de fadas (Moderna), ambos de Carolina Moreyra e Odilon Moraes; A caçada (HaperKids) e Carona (Companhia das Letrinhas), ambos de Guilherme Karsten; e O mesmo sonho (Moderna), de Ana Maria Machado, com ilustrações de Elisabeth Teixeira.

Entre os títulos selecionados na categoria Jovem, está Nossa bicicleta (SM), de Guilherme Semionato. Ao saber da nomeação, o autor declarou: “Ser selecionado abrirá novos caminhos para essa bicicleta chegar a mais leitores e a mais escolas. Estou adorando ver meus livros crescendo à minha revelia; um pouco chocado, porque ainda ontem estavam comigo e hoje já estão prontos para a vida”.

Ainda em Jovem, destacam-se: Como subir em árvores (Editora do Brasil), de Tiago de Melo Andrade, com ilustrações de Carolina Monterrubio; Epaminondas Goiabeira e a máquina da felicidade (Oficina Raquel), de Júlio Emílio Braz e ilustrações de Raquel Matsushita; e Quarto de despejo: diário de uma favelada (Ática), de Carolina Maria de Jesus, com ilustrações de No Martins.

A obra A representação da criança na literatura infanto-juvenil (Perspectiva), da editora e pesquisadora Isabel Coelho levou o selo Altamente Recomendável na categoria Teórico, ao lado de Ler imagens, um aprendizado (Cânone), de Vera Maria Tietzmann Silva, e Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico (Educ), de Ana Margarida Ramos e Diana Navas.

Clique aqui para conferir a lista completa.

[26/08/2021 10:50:00]