Romances com personagens LGBTQIA+ crescem e aparecem na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 10/08/2021
‘Conectadas’, de Clara Alves, conquistou o segundo lugar de Ficção e ‘Quinze dias’, de Vitor Martins, o 12º. Em comum, adolescentes que se apaixonam por pessoas do mesmo gênero.

Clara Alves e Vitor Martins são destaque na Lista Nielsen PublishNews de julho
Clara Alves e Vitor Martins são destaque na Lista Nielsen PublishNews de julho
Em Conectadas (Seguinte), livro de Clara Alves, Raíssa e Ayla se conhecem e se apaixonam virtualmente em um game. Só tem um problema: Raíssa joga com avatar masculino. Ayla, então, não sabe que está falando com outra menina. Será que esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real, quando as duas finalmente se encontram em um evento presencial? Essa trama estreou na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil, ocupando o segundo lugar de Ficção.

E Raíssa e Ayla não estão sozinhas nesse rol de personagens adolescentes que vivem paixões LGBTQIA+. O terceiro lugar da lista é ocupado por Um milhão de finais felizes (Alt Globo), de Vitor Martins. Na trama, Jonas vive numa família conservadora. Sua mãe sonha que ele volte a frequentar a igreja e seu pai é meio ausente. Ele começa a questionar as expectativas dos pais quando conhece Arthur, um rapaz bonitão de barba ruiva por quem se apaixona. Um milhão de finais felizes já tinha aparecido na Lista Nielsen PublishNews.

Vitor Martins é autor também de Quinze dias (Alt Globo), que estreou na lista ocupando a posição de número 12. No centro da narrativa, está o amor de Felipe por Caio, seu vizinho e “primeira paixãozinha”. Os pais de Caio tiveram que fazer uma viagem e ele terá que passar 15 dias na casa de Felipe. O que poderá acontecer?

Ainda falando de Ficção, o primeiro lugar é ocupado por Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., que emplacou também Doramar ou a odisseia (Todavia), na 13ª posição.

No mês de férias, a Lista Nielsen PublishNews abriu espaço para o retorno de Minha vida fora de série – 1ª temporada (Gutenberg), de Paula Pimenta, que andava sumida. As férias também podem explicar o sumiço dos cânones literários, sempre presentes na Lista Nielsen PublishNews de Ficção. As exceções ficaram pela edição da Principis de Dom Casmurro, de Machado de Assis, ocupante da posição de número cinco; Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus, classificado pela Nielsen como ficção, na posição nove e Capitães da areia (Companhia de Bolso), de Jorge Amado, em 19º.

Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro lidera Não Ficção e tem como companheiros no pódio o segundo volume de Escravidão (Globo), de Laurentino Gomes, e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira.

O único estreante da categoria foi A vida não é útil (Companhia das Letras), de Ailton Krenak, que ocupa a posição de número 14.

O Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderado pela Globo Livros, que emplacou nove títulos. O Grupo Companhia das Letras aparece em segundo, com seis, e a Planeta, em terceiro, com quatro. Gente (com 3), HarperCollins (3), Sextante (3), Somos Educação (2), Todavia (2), Autêntica (1), Buzz (1), Ciranda Cultural (1), DVS Editora (1), Ediouro (1), Grupo Editorial Record (1), LeYa (1) e Vozes (1) também pontuaram.

[10/08/2021 10:40:00]