Bienal do Rio se prepara para ser presencial em 2021
PublishNews, Leonardo Neto, 10/08/2021
Evento está marcado para acontecer entre 3 e 12 de dezembro. Exigência de vacinação, limitação de público e alargamento de ruas estão no protocolo sanitário do evento.

Evento está marcado para acontecer entre 3 e 12 de dezembro. Exigência de vacinação, limitação de público e alargamento de ruas estão no protocolo sanitário do evento. | © Divulgação
Evento está marcado para acontecer entre 3 e 12 de dezembro. Exigência de vacinação, limitação de público e alargamento de ruas estão no protocolo sanitário do evento. | © Divulgação
Pelo calendário de vacinação da prefeitura do Rio de Janeiro, adolescentes de 12 anos serão vacinados a partir do dia 10 de setembro. Como a única vacina aprovada pela Anvisa para a aplicação nessa faixa etária é a da Pfizer e o intervalo entre doses recomendado pelo fabricante é de 12 semanas, a garotada poderá tomar a segunda dose a partir do dia 03 de dezembro. Não foi à toa que a GL Events e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) escolheram justamente o dia 3 de dezembro para a abertura da Bienal Internacional do Livro Rio, que deverá acontecer presencialmente, com protocolos de segurança sanitária e exigência da carteirinha de vacinação dos frequentadores.

Nesta segunda-feira (09), o PublishNews conversou com Tatiana Zaccaro, diretora de negócios da GL, sobre como será a edição da Bienal, seguramente o maior evento literário do ano. Tatiana lembrou que a GL está presente em 50 espaços de eventos na Ásia, Europa e América Latina e tem construído protocolos de segurança em países onde a vacinação está mais adiantada. Ela garante que, para a Bienal, usará dessa construção de conhecimento para entregar um evento mais seguro possível a expositores e frequentadores.

“Decidimos por protocolos mais conservadores do que hoje impõe o governo”, disse Tatiana. “A partir de novembro, a previsão [da prefeitura do Rio] é que o Maracanã já esteja operando a 100%, sem o uso de máscara. A nossa proposta é limitar a capacidade a 50%, exigir o uso de máscara e ainda alargar as áreas comuns, dando mais sensação de redução de público. O Riocentro é um dos únicos centros de convenções do Brasil que oferece uma área externa muito grande. Vamos nos apropriar mais do que nunca dessas áreas todas. Além disso, a nossa proposta é trabalhar por turnos, limitando a venda de ingressos. Os dois turnos vão evitar que todos os agendados para aquele dia cheguem juntos”, explicou.

Ela avisou ainda que os protocolos serão revisitados quinzenalmente até a data do evento, sempre acompanhando a curva epidemiológica, a velocidade da vacinação e a determinação dos órgãos públicos.

Na última quinta-feira (05), os organizadores se reuniram com possíveis expositores para explicar o plano e já começaram a vender os espaços. De acordo com Tatiana, as vendas começaram aquecidas, dando sinal claro de que houve uma aderência do mercado. A executiva disse ao PN ainda que há um compromisso da GL Events com os expositores de devolução integral dos valores pagos caso haja alguma questão que possa impedir a realização do evento. “Não vamos reter o dinheiro para 2023”, disse.

Outras ações

Tatiana lembrou que, ainda em 2019, a GL e o SNEL passaram a desenhar um plano para “esticar” a Bienal. “Queremos deixar de ser um evento que acontece em dez dias a cada dois anos. Somos muito cobrados pelos visitantes, que construíram uma relação afetiva com a Bienal”, disse.

A primeira ação aconteceu naquele ano, com a “Bienal na Escola”, levando autores às escolas do município, realizando concursos literários e levando os alunos para o evento presencial. “Lançar uma plataforma de conteúdo, um dos principais pilares da Bienal, era o próximo passo”, disse. A pandemia acabou por acelerar o processo e a Bienal colocou a plataforma no ar em fevereiro de 2021.

Além disso, no ano passado, a Bienal distribuiu 20 mil exemplares no Complexo do Alemão.

[10/08/2021 09:40:00]