Publicidade
Publicidade
Evolução editorial, do ponto de vista de um ‘homem paleolítico’
PublishNews, Paulo Tedesco, 23/07/2021
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda

Oficialmente comecei no mundo gráfico no ano de 2005, na extinta e bem conhecida, à época, Gráfica e Editora Nova Prova, de Porto Alegre. Antes, porém, tive boa experiência nos EUA. Lá, por quase cinco anos, colaborei com revistas e jornais da comunidade brasileira na Flórida. Cuidava justamente da rotina de criação e impressão gráfica, além de sempre escrever colunas com regularidade. Sim, esse vício do escrever me é quase paleolítico.

Sou da pedra lascada, não há dúvida. Mas, a minha pedra era a dos fotolitos, sua revelação, o corte e a montagem. E depois os tradicionais corre-corre com erros ou problemas durante o processo de impressão. Mas é bom dizer que migrei ao meu neolítico e ao meu moderno quando passei pelos disquetes, CDs e finalmente a tal CTP [sigla para computer to plate, favor não confundir com a categoria de livros científicos, técnicos e profissionais]. Essa última, que literalmente iniciava um mundo novo, ao receber direto dos computadores da pré-impressão as informações para uma chapa de zinco, que seguia rápida para as impressoras.

Mas não me demorei na modernidade, pois a pós-modernidade se avizinhava e a impressão digital em máquinas digitais, para não mais só gerar provas de livros, mas para imprimir livros, acontecia poucos anos depois de que me iniciara no mundo gráfico.

E dessa impressão digital, com acabamentos (leia-se cola e eventualmente costura), que é bom falar, falar e celebrar. Gente, que coisa fantástica é esse momento! Podemos imprimir um único exemplar e podemos também imprimir 50 ou 100 ou 200, e por aí vai, a custos módicos e qualidade das melhores.

Pode parecer bobo para o editor experimentado, que vive de cifras enormes, agora, para o pequeno editor e para quem se autopublica, ou mesmo para quem precisa para uma determinada situação (relatórios financeiros e estratégicos ou alguma ópera e seus antigos livretos, por exemplo), a impressão em baixa tiragem de qualidade e preços acessíveis, é, sem dúvida, uma benção.

E de benção poderíamos falar também sobre a impressão por demanda ou unitária, na sigla em inglês, o POD. Que também é da casa da pós-modernidade editorial, e que, até onde sei, nas economias mais robustas de consumo livreiro, como a Comunidade Econômica Europeia, a impressão por demanda está refazendo o mapa das vendas de lançamentos e projetos editoriais até das grandes editoras.

De minha parte ainda não encerrei carreira, nem poderia, as contas sempre chegam, não adianta. Mas eu celebro esse momento incrível e porque a bibliodiversidade pede momentos como esse: em que a memória e a produção intelectual de muitos pode não somente ser preservada com a impressão em papel, como igualmente fazer páreo com o livro digital, o conhecido e-book, que veio, este, inequivocadamente para tomar conta do pedaço. Isso, nop encanto, é uma outra história, para outra coluna.

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Não nasci rodeada de livros. Nasci rodeada de palavras. E tenho encantamento por elas. Meus ouvidos foram muito treinados para escuta e meus olhos para a observação.
Conceição Evaristo
Escritora brasileira, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar