A diversidade no topo da lista
PublishNews, Talita Facchini, 12/07/2021
'Vermelho, branco e sangue azul', de Casey McQuiston e com temática LGBT, alcançou o topo da Lista Geral, deixando Laurentino Gomes e Napoleon Hill para trás

Casey McQuiston | © Raegan Labat
Casey McQuiston | © Raegan Labat
A literatura jovem e os livros com protagonistas LGBTQIA+ têm ganhado cada vez mais espaço no mercado mundial, e por aqui não é diferente. Duas semanas depois do dia em que se comemora o Orgulho LGBT (28/06), a Lista dos Mais Vendidos do PublishNews surgiu trazendo no topo da Lista Geral, uma obra com essa temática. Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), da não-binária Casey McQuiston, vendeu na última semana 2.686 exemplares, número suficiente para deixar Escravidão – Vol. 2 (2.222 / Globo Livros), de Laurentino Gomes e Mais esperto que o diabo (1.949 / Citadel), de Napoleon Hill para trás.

O primeiro romance de McQuiston estreou na lista dos mais vendidos em janeiro e é a segunda obra Infantojuvenil a liderar a lista geral em 2021 – a primeira foi o Box Harry Potter (Rocco), no início de junho. De lá pra cá, o livro que conta a história de Alex, filho da presidente dos EUA que se apaixona pelo príncipe da Inglaterra já vendeu 9.749 exemplares, segundo o Painel Analítico do PublishNews+. Em junho do ano passado, Casey participou de uma mesa do Flipop - festival de literatura da Seguinte focado no público jovem – na qual falou mais sobre Vermelho, branco e sangue azul, para assistir, clique aqui.

E seu segundo romance, A última parada, já tem data de estreia: 22 de janeiro de 2022. O livro conta a história de August, uma garota de 23 anos que não acredita em histórias de amor cinematográficas, isso até encontrar a "deslumbrante, charmosa, misteriosa e impossível" Jane no metrô. Mas logo a garota descobre que há um grande problema: Jane não se parece apenas com uma punk rocker da velha guarda. Ela está deslocada no tempo desde os anos 1970, e August vai ter que usar tudo o que ela tentou deixar em seu próprio passado para ajudá-la.

Na comparação com a semana passada, a lista dessa semana teve uma queda de 7% nas vendas. Infantojuvenil e Ficção ficaram no positivo com aumento de 8% cada e Negócios (-19%), Autoajuda (-17%) e Não Ficção (-9%) apresentaram queda.

A lista dessa semana também trouxe quatro novidades. Em Negócios estrearam Reiniciar (alta Books), de Jerry Colonna, na 16ª posição com 320 cópias vendidas e Um homem para qualquer mercado (Portfolio-Penguin), de Edward Thorp, no 18º lugar. Ficção trouxe as outras duas novidades. No oitavo lugar estreou Batman / Fortnite Vol. 01 (Panini) e no 19º Junter x Hunter 01 (JBC).

O Ranking Geral das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras com 18 títulos emplacados nessa semana. O Grupo Editorial Record ficou com a prata, com dez exemplares e a Citadel Grupo Editorial e Sextante dividem o bronze com nove títulos cada.

[12/07/2021 08:20:00]