Venda de livros, jornais, revistas e papelaria sobe em maio, aponta IBGE
PublishNews, Redação, 07/07/2021
Crescimento é de 1,4% na passagem de abril para maio. O acumulado ano, no entanto, segue no vermelho, mas com uma taxa menor do que a apresentada no mês passado, indicando diminuição do ritmo de queda.

Cliente na frente da gato sem rabo, nova livraria de SP | © Leonardo Neto
Cliente na frente da gato sem rabo, nova livraria de SP | © Leonardo Neto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (07) os resultados da sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) relativos a maio. Frente a abril, o volume de vendas do varejo nacional cresceu 1,4%. É a segunda alta consecutiva, após subir 4,9% em abril. Ao comparar com maio de 2020, um dos piores meses da pandemia para o comércio, o crescimento é de 16%. No acumulado do ano, o crescimento é de 6,8% e nos últimos 12 meses, o comércio varejista apresenta variação positiva de 5,4%.

Os resultados positivos impactaram sete dos oito segmentos analisados pela PMC, inclusive o de Livros, jornais, revistas e papelaria que apresentou crescimento de 1,4% na passagem de abril para maio, segunda taxa positiva consecutiva, após 14 meses de resultados negativos. Quando confrontados com os números de maio de 2020, o crescimento do setor é de 59,4%. No acumulado do ano, no entanto, o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria apresenta variação negativa de 27,3%. Aqui vale ressaltar que esse índice era de -33,9% no mês passado, o que pode sinalizar diminuição do ritmo de queda. Nos últimos doze meses, a queda soma 31,1% em maio.

Na análise do IBGE, o comportamento desta atividade vem sendo influenciado pela contínua substituição dos produtos impressos pelo meio eletrônico e redução de lojas físicas.

Pela sua metodologia, o IBGE não separa as vendas de livros dos outros itens que compõem o segmento (jornais, revistas e papelaria).

Tags: IBGE, PMC, Varejo
[07/07/2021 09:10:00]