Apanhadão: TikTok, a máquina de vender livros
PublishNews, Redação, 05/07/2021
E mais: Cresce a busca por livros com fins decorativos; cartas de amor de Sylvia Plath a Ted Hughes irão a leilão e 'Alice no país das maravilhas' é tema de exposição em Londres

A Folha publicou uma matéria sobre o poder do TikTok na venda de livros. Segundo o jornal, o a rede social foi de uma “usina de bobagens” a uma poderosa máquina de vender livros. No aplicativo, os "booktokers" gravam vídeos sobre livros e, não raro, veem suas recomendações se esgotarem nas livrarias. “Não dá para dizer que o TikTok é a rede mais importante para divulgar livros e contratar anúncios, porque as outras são mais consolidadas, mas é uma rede que só cresce e cria muito mais engajamento, porque os posts são mais divertidos e criativos”, disse Everson Chaves, gerente de marketing da Record, que viu alguns de seus livros venderem muito mais depois de serem citados na rede. O PublishNews já abordou o assunto em artigo publicado em abril e logo em seguida, em um episódio do podcast.

Na era do Zoom, estantes atraem olhares e cresce a busca por livros com fins decorativos. Segundo matéria publicada n'O Globo, em evidência no cenário de lives e videoconferências, bibliotecas de celebridades são julgadas pelos fãs. Efeito colateral dessa atenção aos hábitos de leitura, sebos on-line estão destacando o aspecto e a cor das lombadas de seus itens, e sites de varejo oferecem lotes de livros aleatórios divididos por cor (a famosa “compra por metro”). Em alguns casos, eles vêm até sem texto dentro.

Matéria da Reuters, reproduzida pelo Estadão noticiou que as cartas de amor de Sylvia Plath a Ted Hughes irão a leilão na Sotheby's. Plath e Hughes se casaram em 1956, e seu relacionamento foi tão tumultuado quanto apaixonado. As cartas dela ao marido exibem a agonia da separação de Hughes enquanto ela estudava em Cambridge.

Matéria da Ansa também reproduzida pelo Estadão, relembra que Hitler roubou a tumba de Dante, mas italianos tinham trocado ossada de lugar. Parece roteiro de filme, mas tentativa de roubo da ossada de Dante ocorreu em março de 1944, segundo testemunha. O idoso de 87 anos é irmão e filho de dois dos protagonistas que substituíram a ossada original e revelou a história em um artigo da 44ª edição da revista Pen Italia.

O Globo divulgou que o clássico Alice no País das Maravilhas é tema, pela primeira vez, de grande exposição. Victoria & Albert Museum, em Londres, abriga a primeira mostra robusta em homenagem à criação de Lewis Carroll. A curadora Kate Bailey explicou que o ponto de partida foi perguntar o porquê de a obra ainda ser fonte de inspiração de tantos processos criativos. Levando em conta os contextos culturais e socioeconômicos de cada interpretação, ela buscou o que classifica de “momentos de gatilho”.

A Folha publicou uma crítica sobre o novo livro de poemas de Luise Glück. A escritora americana e última Nobel terá sua obra traduzida para o português. A Companhia das Letras lança uma edição que reúne os três últimos volumes da autora, lançados de 2006 a 2014, cada um traduzido por uma poeta brasileira — são elas Heloisa Jahn, Bruna Beber e Marília Garcia.

O Globo fez uma matéria com Felipe Neto, explicando como ele se transformou no mais novo intelectual da internet. O texto também cita a recém-lançada biografia Felipe Neto: o influenciador (Máquina de Livros), escrita por Nelson Lima Neto.

Tags: Apanhadão
[05/07/2021 09:00:00]