Apanhadão: Morre o escritor e jornalista Artur Xexéo
PublishNews, Redação, 28/06/2021
E mais: ghost-writers veem a demanda crescer com a ascensão de influenciadores; Tarsila do Amaral vai ganhar uma nova biografia em 2023 e mais do prelo das editoras

Faleceu nesse domingo (27), aos 69 anos, o escritor e jornalista Artur Xexéo. Ele foi diagnosticado há apenas duas semanas com um linfoma e sucumbiu na sua luta contra a doença. Xexéo deixa o marido, Paulo Severo, com quem viveu por 30 anos. Colunista do jornal O Globo e comentarista da GloboNews, ele também teve passagens pela Veja e Jornal do Brasil, e desde 2015, participava da transmissão do Oscar na Globo. Entre os seus livros estão Janete Clair: a usineira de sonhos, O torcedor acidental (crônicas) e Hebe, a biografia. Escreveu ainda, junto com Carlos Heitor Cony e Heródoto Barbeiro, Liberdade de Expressão.

O Valor noticiou que a Livraria Leitura, de Minas, agora é a maior do país. Com 94 lojas, a mineira avança em espaços deixados por concorrentes como Livraria Cultura e Saraiva, ambas atualmente em recuperação judicial. Marcus Teles, diretor da rede, será o segundo entrevistado do Sabatina PublishNews. Evento acontece nesta terça, às 17h, e será transmitido pelo YouTube do PublishNews.

O Estadão informou que os ghost-writers veem a demanda crescer com a ascensão de influenciadores. Livros de memórias, homenagens a familiares e histórias empresariais também são serviços comuns para escritores de aluguel. Funciona assim: alguém contrata um ghost-writer, transmite a ele o conteúdo do livro que gostaria de ver pronto e é o profissional quem vai transformar toda aquela informação bruta em texto. Ao final do processo, o contratante fica livre para comercializar ou distribuir o livro como sua própria obra.

Na coluna Painel das Letras, destaque para a artista plástica Tarsila do Amaral, que vai ganhar uma nova biografia em 2023. O livro ficará a cargo da repórter Francesca Angiolillo e será publicado pela Companhia das Letras. A coluna também adiantou que que a Perspectiva inaugura em agosto uma nova coleção sobre urbanismo, chamada Urbanidades Fraturadas e coordenada pelo professor Leandro Medrano, da USP. O livro de estreia será Compreendendo as cidades, do australiano Alexander Cuthbert.

E mais novidades nas editoras: a Nós passa a ser casa do francês Mathieu Lindon. A editora acaba de comprar O que amar quer dizer, que havia saído pela Cosac & Naify, e o novo Hervelino. E a Bazar do Tempo tem contratados dois livros importantes de Marguerite Duras, A dor e o ensaístico A vida material, e está para fechar mais dois.

O Estadão noticiou que os entusiastas de William Shakespeare ganharão mais um ingrediente nas conspirações sobre os bastidores de uma das suas obras. A partir de 30 de junho ficará disponível aqui no Brasil o romance Hamnet, da autora irlandesa Maggie O’Farrell, com a teoria de que a peça Hamlet, um dos maiores clássicos do dramaturgo inglês, trata-se de uma homenagem do próprio para o filho Hamnet Shakespeare, morto em 1596 aos 11 anos. O livro será lançado no clube de assinatura Intrínsecos, da editora Intrínseca, para quem assinar até o dia 30 de junho. Para os não assinantes, a obra chegará às livrarias em setembro.

O jornal também informou que Francisco Mallmann, poeta e dramaturgo curitibano prepara o terceiro livro, que será lançado pelo Grupo Record, enquanto levanta bandeiras sob forma de poesia concreta na paisagem urbana: “A palavra é um gesto coletivo”.

Na coluna da Babel, o prelo das editoras. O autor do premiado Irmãos de alma, David Diop lança A porta para uma viagem sem retorno, também pela Nós, no 2º semestre. E Bucareste Budapeste: Budapeste Bucareste, de Gonçalo M. Tavares, sairá em agosto pela Oficina Raquel.

E Lauro Jardim informou que o livro Vinicius por Vinicius, organizado pela jornalista Maria Lucia Rangel, reúne 150 frases e tiradas de Vinicius de Moraes. A obra sairá pela Companhia das Letras em outubro, mês em que o poeta faria aniversário.

O Deutsche Welle noticiou que o livro popularizado pela fake news do “kit gay” faz 20 anos. Com traduções para mais de 25 países, Aparelho sexual e cia. estava esgotado no Brasil e acabou relançado após divulgação involuntária por Bolsonaro. Os especialistas elogiam a maneira como a obra trata temas da puberdade.

O Blog Página Cinco divulgou a 85ª edição do seu podcast com o ator Antonio Fagundes, autor de Tem um livro aqui que você vai gostar.

Tags: Apanhadão
[28/06/2021 10:30:00]