Christian Grey volta a pintar a lista de cinza
PublishNews, Leonardo Neto, 25/06/2021
‘Livre’, novo livro da franquia de E.L. James, estreia na lista ocupando a sexta posição de Ficção, com 907 exemplares vendidos

Vai dar em casamento! 'Livre' encerra a trilogia da história de Christian Grey e Anastasia Steele contada pela ótica dele | © Reprodução do filme
Vai dar em casamento! 'Livre' encerra a trilogia da história de Christian Grey e Anastasia Steele contada pela ótica dele | © Reprodução do filme
Se tem novo livro de E.L. James, ele vai aparecer aqui na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. E, claro, não foi diferente com Livre (Intrínseca), que finaliza a trilogia que reconta a história de Christian Gray e Anastasia Steele, sob a ótica dele. Na semana de estreia, o volume conquistou a sexta posição da Lista de Ficção, com 907 cópias vendidas. De acordo com dados reunidos no Painel Analítico, um dos serviços exclusivos para assinantes do PN+, Grey e Mais escuro, os dois primeiros títulos da trilogia, venderam, juntos 357 mil cópias. Os números são muito, mas muito, mais modestos do que a trilogia Cinquenta tons de cinza, que conta a história sob a ótica de Anastasia. Todos os títulos e versões reunidas bateram a casa de dois milhões de cópias, ainda de acordo com os dados consolidados pelo Painel Analítico do PN+.

Na comparação com a semana passada, essa teve crescimento de 14%. Ficção é a que mais cresceu, 62%. O surgimento de Livre ajudou, mas merece destaque nessa conta o desempenho dos dois títulos da categoria que alcançaram o pódio do Ranking Geral: o box O essencial Sherlock Holmes (Aeroplano), de Arthur Conan Doyle, ocupante da posição dois da semana, com 3.215, e A garota do lago (Faro), de Charlie Donlea, na terceira, com 2.629. Desobedeça (Gente), de Maurício Benvenutti, foi o campeão de vendas, com 4.980.

Além de Livre, a Lista trouxe outras quatro novidades. A mais volumosa aparece na sexta posição de Negócios e na 17ª da Lista Geral: Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo (Gente), de Conrado Schlochauer. Foram 988 cópias vendidas na semana de estreia.

Em Autoajuda, estreou A ciência de ficar rico (BestSeller), de Wallace D. Wattles. O título ocupa o 16º lugar, com 450. Em Infantojuvenil, a novidade é Destruidor dos mundos (Seguinte), de Victoria Aveyard, ocupante da posição 19, com 308. O ciclo da autossabotagem (BestSeller), de Patrícia Hermes e Stanley Rosner, completa o time de estreantes. O título está na lanterninha de Não Ficção, com 191 exemplares vendidos.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras, com 14 títulos. O Grupo Editorial Record ficou em segundo, com 10. No terceiro lugar do pódio, a Panini e a Sextante, com oito cada.

[25/06/2021 11:00:00]