Morre, aos 89, Dinu Manole
PublishNews, Redação, 15/06/2021
Romeno de nascimento, Dinu chegou ao Brasil nos anos 1960, começou vendendo livros de Medicina até fundar a sua própria editora, a Manole

Romeno, Dinu Manole chegou ao Brasil nos anos 1960 e logo depois fundou a sua própria editora, a Manole | © Acervo da família
Romeno, Dinu Manole chegou ao Brasil nos anos 1960 e logo depois fundou a sua própria editora, a Manole | © Acervo da família
Morreu nesta madrugada o editor Dinu Manole, fundador da Manole. Ele tinha 89 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos. Dinu, que era judeu romeno, tinha apenas sete anos quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial. Sobreviveu. Chegou no Brasil nos anos 1960, já com formação superior e começou a vender livros de Medicina pelo interior do país, a bordo de uma kombi.

Como muitos da sua geração, passou de vendedor de livros a editor ao fundar a Manole, dedicada inicialmente à publicação de livros de Medicina. Depois diversificou seu catálogo e hoje publica, além de livros científicos, técnicos e profissionalizantes, obras infantis e juvenis pelo selo Amarylis e mantém plataformas de educação e de acesso aos conteúdos digitais produzidos pela empresa, hoje tocada pelas filhas Amarylis e Daniela.

Em nota, a equipe da Manole lamentou a morte de Dinu e ressaltou a sua “força e coragem”. “[Dinu foi] um visionário que nunca mediu esforços para garantir o melhor de todos nós e da editora”, diz a nota, que conclui que o fundador construiu “um extenso legado, que jamais será esquecido, de contribuição à cultura e à educação”.

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) também manifestou pesar pelo falecimento de Dinu. "É com muita tristeza que recebemos essa notícia. O mercado editorial brasileiro perde um de seus maiores responsáveis pelo desenvolvimento do segmento de livros Científicos, Técnicos e Profissionais, grande entusiasta da cultura e fomentador da educação no país", disse Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL.

Íntegra da nota da Manole

É com muita dor e pesar que, comunicamos o falecimento do fundador da Editora Manole Dinu Manole, um homem de força e coragem, um visionário que nunca mediu esforços para garantir o melhor de todos nós e da editora.

Sobrevivente da 2º guerra mundial, que emigrou da Romênia durante o comunismo, no início da década de 1960, construindo um extenso legado que jamais será esquecido, de contribuição à cultura e à educação .

Nota do SNEL

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros manifesta seu pesar pelo falecimento de Dinu Manole, fundador da editora Manole, aos 89 anos.

"É com muita tristeza que recebemos essa notícia. O mercado editorial brasileiro perde um de seus maiores responsáveis pelo desenvolvimento do segmento de livros Científicos, Técnicos e Profissionais, grande entusiasta da cultura e fomentador da educação no país", diz Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato.

O SNEL presta solidariedade a Amarylis e Daniela Manole, a toda a família e aos colaboradores da editora Manole.

*Matéria atualizada às 12h30 para incluir manifestação do SNEL.


Tags: Manole
[15/06/2021 10:20:00]