Agenda 2030: Clube de Leitura da ONU divulga obras brasileiras selecionadas
PublishNews, Talita Facchini, 10/06/2021
No total, 175 obras publicadas no Brasil e ligadas aos temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram selecionadas

Em setembro passado, entidades do mercado editorial do Brasil e Portugal se uniram para viabilizar o projeto de um Clube de Leitura com temáticas ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Língua Portuguesa.

Parte de um projeto global que visa promover os ODS entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso aos livros, o Clube de Leitura foi lançado em 2019, na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha e já se aplica em países como Noruega, Indonésia e África. Por aqui, o projeto contou com a união da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sessão brasileira do International Board on Books for Young People (Ibby), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) e o Leiturinha, principal clube de assinaturas de livros infantis do Brasil. Em dezembro de 2020, Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association (IPA) e uma das responsáveis pelo Clube no Brasil, esteve no Podcast do PublishNews falando sobre o tema.

Depois da inscrição de mais de 1.100 títulos, os leitores-votantes da FNLIJ elegeram as obras selecionadas, tendo em vista os 17 objetivos: (1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4), Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.

No total, 175 obras publicadas no Brasil foram selecionadas, sendo que as que se enquadram no Objetivo 5 - Igualdade de gênero, foram a maioria, com 27 títulos selecionados. Em segundo lugar aparece o ODS de número 15 - Vida terrestre, com 23 e empatados em terceiro, os objetivos 10 - Redução das desigualdades e 16- Paz, justiça e instituições eficazes, com 18 títulos selecionados cada.

Farão parte do Clube obras como A água e a águia (15- Companhia das Letrinhas), de Mia Couto; A boca da noite (10- Zit Editora) e A cor do dinheiro da vovó (11- Edebê), ambos de Cristino Wapichana; A reforma da natureza (17- Sesi-SP), de Monteiro Lobato; A mancha (6- FTD), de Guilherme Gontijo e Daniel Kondo; Crianças (16- Pallas Mini), de María José Ferrada e María Elena Valdez; Enreduana (6- Companhia das Letrinhas), de Roger Mello e Dois pinheiros e o mar (11- Global), de Rubem Braga.

A lista serve como uma referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade dos países da lusofonia.

Para conferir a lista completa das obras brasileiras selecionadas, clique aqui; para conhecer a lista portuguesa, aqui e aqui para saber mais sobre o Clube.

[10/06/2021 10:00:00]