Londres anuncia vencedores do Excellence Awards
PublishNews, Leonardo Neto, 02/06/2021
Entre os sete ganhadores há dois representantes da África, três da Europa, um da Ásia e um da América

A Feira do Livro de Londres e a UK Publishers Association anunciaram, nesta terça-feira (1º), os vencedores do International Excellence Awards, prêmio que dá reconhecimento a iniciativas internacionais que levam em conta a criatividade e a inovação.

Nesse ano, ele foi dividido em sete categorias e há vencedores de quatro continentes. Da África, a Autoridade de Bibliotecas de Gana foi a vencedora na categoria Biblioteca do Ano. O júri destacou: “uma história incrível de transformação e um exemplo de como os serviços de uma biblioteca podem resolver alguns dos problemas sociais mais urgentes que seus usuários enfrentam”. Ainda no continente, a editora Trinta Zero Nove, de Moçambique, levou o prêmio na categoria Iniciativa de Tradução Literária. Os juízes destacaram como “imaginativo, dinâmico e visionário” o programa da editora.

Da Europa, a livraria romena Cărturești levou o prêmio de Livraria do Ano, sendo elogiada pelos jurados por seu trabalho durante a pandemia. “A oferta e atividade on-line da Cărturești e o seu programa de subsídio a autores locais demonstraram senso de responsabilidade comunitária”. Nora Mercurio, da alemã Suhrkamp, foi eleita Profissional de Direitos do Ano.

A Findaway Voices (EUA) representa a América no prêmio. A plataforma que permite a criação e venda de audiobooks levou como Editora de Audiolivros do Ano. “[A plataforma] demonstrou um forte compromisso com o desenvolvimento de um mundo de audiolivros mais amplo e aberto para autores, editores e ouvintes”.

A Karadi Path Education Company (Índia) representa o continente asiático, recebendo o prêmio na categoria Recursos de Aprendizagem Educacionais.

O braço britânico da Hachette ganhou na categoria Inclusão no Mercado Editorial. Esta categoria recebia candidatos exclusivamente vindos do Reino Unido. Na justificativa, o júri apontou o compromisso claro em incorporar estratégias da D&I (Diversity and Inclusion) em todos os níveis e funções da empresa, sendo totalmente transparente durante esse processo.

Os vencedores serão celebrados na Feira de Londres, que será on-line em 2021. No dia 29 de junho, os vencedores terão espaço dentro da programação da Feira para apresentar ao mundo os seus trabalhos.

Nos últimos anos, o Brasil foi um freguês do Excellence Awards, mas não configurou entre os finalistas de 2020 e nem de 2021. Em 2017, Luiz Schwarcz recebeu o London Book Fair Lifetime Achievement; a TAG – Experiências Literárias venceu na categoria de Inovação, em 2018; e em 2019, a Ed5 venceu na categoria Consórcio de Livros Acessíveis.

[02/06/2021 10:10:00]