Apanhadão: Com aprovação de novo plano de RJ, Livraria Cultura sonha com retomada
PublishNews, Redação, 31/05/2021
E mais: coluna adianta que edição da Flip 2021 será híbrida; poesia do chileno Roberto Bolaño será editada pela primeira vez no Brasil e o prelo das editoras

Em sua coluna n’O Globo, Ancelmo Gois adiantou que a exemplo do que ocorreu em 2020, por causa da covid-19, a edição deste ano da Flip, por ora, será híbrida e deverá acontecer entre outubro e dezembro.

A Revista Veja informou que com novo plano de recuperação, a Livraria Cultura sonha com retomada e procura uma nova história para escrever. Após escapar de ter sua falência decretada pela Justiça, a empresa conseguiu aprovar um novo aditamento ao seu plano de recuperação judicial na última quarta-feira (26). Em entrevista, Sergio Herz, CEO da rede, disse que aditivo dá fôlego para voltar ao lucro. Taxa de visitas às lojas caiu 50% com a pandemia.

Segundo o Valor, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,8 bi em vendas. O valor é 29,4% acima do observado em faturamento do setor ligado à data em igual período no ano passado – ano em que se iniciou a crise global causada por covid-19. Os aumentos mais intensos de preços esse ano, para itens ligados ao Dia dos Namorados, são flores (+18,8%), joias e bijuterias (+17,6%) e relógios de pulso (+10,3%). Em contrapartida, deverão estar mais baratos, do que no mesmo período do ano passado, serviços de hospedagem (-7,6%), livros (-5,8%) e artigos de maquiagem (-3,9%).

A coluna Painel das Letras adiantou que a poesia do chileno Roberto Bolaño será editada pela primeira vez no Brasil em agosto. A Companhia das Letras vai publicar A universidade desconhecia. Morto em 2003 aos 50 anos, o escritor compilou e organizou esta edição, que traz textos elaborados da juventude à maturidade, mas só publicados postumamente.

Ainda no prelo das editoras, a Fósforo prepara uma série de lançamentos de peso do russo Vladimir Nabokov. Primeiro, em junho, vai relançar duas de suas obras mais importantes de teoria literária: Lições de literatura e Lições de literatura russa. De quebra, ano que vem, a Fósforo lança um volume inédito de Nabokov — Lectures on Don Quixote, baseado numa série de palestras que estruturam o livro de Cervantes como um catálogo da crueldade humana.

A Intrínseca comprou um dos livros mais elogiados do último ano, Hamnet, da irlandesa Maggie O’Farrell, vencedora do Women’s Prize 2020. A obra foi inspirada na vida e morte do único filho de Shakespeare.

A coluna da Babel também destacou livros que estão nos prelos das editoras. A Global lança, em junho, De natura florum, de Clarice Lispector. A edição que a Global manda para as livrarias é a mesma publicada na Espanha com ilustrações de Elena Odriozola, vencedora do Prêmio Nacional de Ilustração. Uma tristeza infinita, novo romance de Antonio Xerxenesky, sai em setembro pela Companhia das Letras.

Lauro Jardim adiantou que o livro Shakespeare e os Beatles - O caminho do gênio (Nova Fronteira), escrito pelo advogado José Roberto Castro Neves, chega às livrarias em junho. A obra junta e traça paralelos, fase por fase, entre as trajetórias do maior escritor de língua inglesa e a da mais influente banda pop que já existiu.

O jornal britânico The Sun trouxe à tona detalhes sobre o testamento do marido da rainha Elizabeth Segunda. O príncipe deixou cerca de 30 milhões de libras esterlinas (mais de R$ 220 milhões) para funcionários. Mesmo assim, sobrou bastante dinheiro para repartir com familiares. Para os filhos o que ficou foi algo mais afetivo. O príncipe Charles e seus irmãos, Anne, Edward e Andrew, foram avisados que podem pegar "o que quiserem" da coleção de 13 mil livros que faziam parte da coleção particular dele e se encontram na biblioteca do Palácio de Buckingham. O assunto foi repercutido pela Folha.

Tags: Apanhadão
[31/05/2021 10:00:00]