Margaret Busby, primeira editora negra do Reino Unido, é homenageada pela Feira do Livro de Londres
PublishNews, Redação, 20/05/2021
Co-fundadora da editora Allison & Busby, Margaret receberá o Lifetime Achievement Award, o mesmo que Luiz Schwarcz ganhou em 2017

Margaret Busby | © Luke Daniels
Margaret Busby | © Luke Daniels
A Feira do Livro de Londres anunciou nesta quinta (20) que a editora Margaret Busby irá receber o prêmio Lifetime Achievement 2021, que reconhece o trabalho de uma pessoa que deixou uma marca significativa na indústria editorial global. Em 2017, o vencedor foi Luiz Schwarcz, editor e CEO da Companhia das Letras.

Margaret é co-fundadora da editora Allison & Busby e é considerada uma importante figura cultural na Grã-Bretanha e ao redor do mundo. Escritora, editora, locutora e crítica literária, ela é apontada como a primeira editora negra do país.

Busby se destaca também por ser uma defensora de longa data da diversidade no mercado editorial. Ellah P Wakatama, editora geral da Canongate, falou ao The Bookseller sobre a escolha de Margaret. “Cada pessoa negra que trabalha no setor editorial hoje está apoiada nos ombros dessa mulher incrível. Margaret Busby resume o conselho da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris: 'Você pode ser o primeiro a fazer muitas coisas, mas certifique-se de não ser o último'. Margaret abriu trilhas e derrubou barreiras [...] Não consigo pensar em ninguém na minha esfera profissional que tenha feito tal diferença na definição da cultura”, disse.

O prêmio será entregue à Margaret em um evento somente para convidados, no dia 2 de julho. No ano passado, quem recebeu o prêmio foi Nigel Newton, fundador e CEO da Bloomsbury.

[20/05/2021 08:00:00]