Os vencedores do British Book Awards 2021
PublishNews, Talita Facchini, 17/05/2021
'Shuggie Bain', de Douglas Stuart, foi eleito o Livro do Ano e a Orion ganhou o prêmio de Editora do Ano. Realizado pelo The Bookseller, o prêmio reconhece as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda.

Em uma cerimônia virtual na última quinta (13), o British Book Awards, que tem como objetivo reconhecer as mais diversas áreas do mercado do livro no Reino Unido e Irlanda, anunciou os seus vencedores de 2021. Realizado pelo The Bookseller, o prêmio divide suas categorias em duas listas principais, Livros do ano e Prêmios do "trade".

Na primeira delas, o livro Shuggie Bain, de Douglas Stuart, vencedor do Booker Prize 2020, foi eleito o Livro do ano. A obra também venceu na categoria Ficção de estreia. Hamnet, de Maggie O'Farrell, foi a escolhida na categoria Ficção; Pense como um monge (Sextante), de Jay Shetty, venceu em Audiolivro e Sangue revolto (Rocco), de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling, em Crime e Thriller. Já o escritor Richard Osman, que terá o seu livro O clube do crime das quintas-feiras, publicado pela Intrínseca no próximo mês, foi eleito o Autor do Ano e Charlie Mackesy, autor e ilustrador de O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo (Sextante), foi escolhido o Ilustrador do Ano.

Nos Prêmios do "trade", a Orion ganhou o prêmio de Editora do Ano, enquanto a Canongate venceu na categoria Editora Independente e a Wonderbly, como Editora Infantil. A agente literária Nelle Andrew foi a primeira mulher negra eleita na categoria Agente Literária do ano e a Sevenoaks, localizada no sudeste da Inglaterra, foi escolhida a Livraria Independente do ano.

O prêmio de Estratégia de marketing foi para a equipe por trás da campanha do livro O espelho e a luz (Todavia / Fourth Estate), de Hilary Mantel. A campanha, que começou mais de um ano antes do lançamento da obra, ostentou um teaser em um outdoor da praça Leicester Square e ainda projetou a capa da obra na Torre de Londres na véspera da publicação. “A campanha transformou a publicação em um evento que outras editoras tentarão imitar por anos e manteve o ânimo das vendas de forma brilhante, apesar da pandemia”, justificaram os juízes.

Para conferir todos os premiados, clique aqui.

[17/05/2021 08:00:00]