Petrobras Cultural Para Crianças divulga feiras e ações literárias selecionadas
PublishNews, Redação, 14/05/2021
Com verba investida no valor de R$ 3 milhões projetos de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal foram selecionados. Fliminha, Flipinha, Bienal do Livro Rio e Feira do Livro de Porto Alegre foram alguns deles.

Nesta semana, a Petrobras anunciou as feiras e ações literárias selecionadas pelo programa Petrobras Cultural para Crianças, com ênfase em crianças de até seis anos de idade. Por meio de chamada pública, foram selecionadas propostas de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal – todos elas com alcance nacional, devido à possibilidade de transmissão on-line. A verba investida pela Petrobras será de R$ 3 milhões.

A lista traz projetos de referência nacional, como a Flipinha, eixo infantil da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty) e a Bienal do Livro Rio e ainda projetos relevantes em suas regiões, como a Bienalzinha da Feira do Livro de Pernambuco e Feira Literária de Pirenópolis (GO). Também foram contempladas a área infantil da Feira do Livro de Porto Alegre; uma edição do Festival Internacional de Linguagens (FIL) voltado para literatura; a Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (SP), e a Festa Literária de Morretes (Flimo / PR).

Os projetos literários ocorrerão entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022. Caso não seja possível a realização de atividades presenciais por medidas de distanciamento social, elas poderão ser adaptadas para o formato digital. Para a seleção, foram levados em consideração critérios como mérito artístico, relevância de ações para a primeira infância e expertise do proponente.

Com a conclusão da chamada literária, a Petrobras completa um ciclo de três chamadas voltadas para a primeira infância lançadas em 2020: a primeira patrocinou projetos com foco em artes cênicas, como dança, teatro e circo; e a segunda contemplou curtas e médias metragens da área de animação, com exibição em plataformas de streaming.

Tags: Petrobras
[14/05/2021 09:00:00]