O caso da transformação da cervejaria que virou livro
PublishNews, Leonardo Neto, 30/04/2021
‘O desafio do impossível’, de Neuza Chaves e Viviane Martins, alcançou a oitava posição da Lista de Negócios dessa semana

Neuza Chaves e Viviane Martins são as autoras de 'O desafio do impossível' que estreou na lista ocupando a posição de número oito da categoria Negócios | © Reprodução site da editora
Neuza Chaves e Viviane Martins são as autoras de 'O desafio do impossível' que estreou na lista ocupando a posição de número oito da categoria Negócios | © Reprodução site da editora
Fundada pelo professor fluminense Vicente Falconi, a Falconi se consolidou como uma das grandes consultorias na área de gestão da América Latina país e estendeu seus braços por mais de 20 países. Atuou em mais de seis mil projetos, mas um deles chama a atenção em especial: a transformação da cervejaria da Ambev localizada em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Quando foi chamada para tocar o projeto, a equipe da Falconi encontrou uma empresa com baixíssimo índice de produtividade, com uma rotatividade de pessoal altíssima, além de perdas financeiras consideráveis. A missão da equipe era reverter esses indicadores e transformar a maior unidade cervejeira da companhia em uma referência em produtividade e engajamento que servisse de modelo para outras unidades da companhia.

A missão parecia impossível, mas chegaram lá. A primeira meta – de aumentar a produtividade – foi a primeira a ser alcançada. Em 2019, a operação alcançou índices de 87%. A meta de baixar o turnover, termo usado para designar a rotatividade de pessoal, também foi concluída com sucesso e atualmente é de 2,16%.

Essa história de transformação é contada no livro O desafio do impossível (Gente), de Neuza Chaves e Viviane Martins, que alcançou, nessa semana, a Lista dos Mais Vendidos, ocupando a oitava posição da Lista de Negócios, com 571 unidades vendidas na semana de estreia.

A categoria trouxe outros três estreantes nessa semana, todos eles da Alta Books: Análise técnica do mercado financeiro, de John J. Murphy, na 15ª posição, com 332 cópias vendidas; O efeito halo, de Phil Rosenzweig, na 16ª, com 325, e Histórias que inspiram, de Kindra Hall, na 18ª, com 316.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista apresentaram crescimento de 6%. Ficção foi a que mais cresceu, com 50% de aumento.

Aliás, vem de Ficção o destaque do Ranking Geral: Torto arado (Todavia), livro de Itamar Vieira Jr., fechou a semana em segundo lugar, com 1.553 cópias vendidas. Perdeu apenas para Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, que teve 2.092 exemplares vendidos na semana. A edição capa dura de Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkolas Estés, completa o pódio, com 1.369.

Ficção trouxe ainda duas novidades. Em 14º lugar, ficou o primeiro volume do mangá My Hero Academia (JBC), de Kohei Horikoshi, com 333. Amor & gelato (Intrínseca), de Jenna Evans Welch, ficou em 16ª, com 281.

Mais dois estreantes em Infantojuvenil. Na terceira posição, ficou O livro branco perdido (Galera Record), de Cassandra Clare e Wesley Chu, com 747 cópias vendidas. Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart, fechou a semana na 16ª, com 383.

Novidades também em Não Ficção, que recebeu pela primeira vez Viagens místicas (Sextante), de Pedro Siqueira, que ocupa a posição de número 14, com 174 exemplares vendidos na semana de estreia. Na de número 20, apareceu pela primeira vez BTK profile: A máscara da maldade (DarkSide), de Roy Wenzl, Tim Potter e L. Kelly, com 124.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras, com 13 títulos. O Grupo Editorial Record ficou em segundo, com 11, e a Sextante em terceiro, com 10.

[30/04/2021 10:40:00]