Sete anos depois, livro deságua na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 28/04/2021
‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, foi lançado por uma editora independente em 2014; ganhou elogios de Martha Medeiros; chamou a atenção de um grande grupo editorial e, agora, alcançou a Lista Nielsen PublishNews

Carla Madeira | © Cris Cortez
Carla Madeira | © Cris Cortez

A mineira Carla Madeira tem uma formação curiosa. Largou o curso de matemática e seguiu para o jornalismo e a publicidade. Na Universidade Federal de Minas Gerais, assumiu a cadeira do curso de redação publicitária e fundou a sua própria agência, a Lápis Raro. Com toda essa bagagem, ela lançou, em 2014, o seu primeiro romance: Tudo é rio, que saiu pela editora independente mineira Quixote+Do.

Em 2018, Martha Medeiros chegou a escrever sobre o livro em sua coluna n’O Globo. “Carla dá até raiva. Como assim um livro de estreia tão potente, tão perfeito, tão pronto?”, questionou a veterana.

Toda essa repercussão chamou a atenção do Grupo Editorial Record, que resolveu reeditar o livro agora em 2021, sete anos depois do lançamento. A nova edição, publicada em fevereiro, alcançou a nona posição de Ficção da Lista Nielsen PublishNews de março. A lista apura as vendas de livros de autores nacionais mais vendidos nas livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento monitorados pela Nielsen no Brasil. Tudo é rio é a única novidade na categoria em março.

Os livros de autoria negra seguem sendo o grande destaque da categoria. As quatro primeiras posições são ocupadas, na ordem, por Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., Quarto de despejo (Ática), de Carolina Maria de Jesus; E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas (Cia das Letrinhas), de Emicida e Aldo Fabrini, e Olhos d’água (Pallas), de Conceição Evaristo.

Não Ficção trouxe duas novidades. Na 11ª posição, pontuou Gatilhos mentais (DVS), livro em que Gustavo Ferreira mostra como aplicar, na prática, 32 “gatilhos mentais” para vender mais. E na 19ª, apareceu Os 4 temperamentos na educação dos filhos (Kírion), do médico olavista Italo Marsili, que apareceu entre os cotados pela ala ideológica do governo federal para assumir o Ministério da Saúde, depois da saída do general Eduardo Pazuello. Tanto Gustavo quanto Italo são estreantes na lista e essa foi a primeira vez que a Kírion apareceu em alguma lista do PN.

A categoria é liderada por Do mil ao milhão (HaperCollins), de Thiago Nigro. Paulo Vieira sai do mês de março com as medalhas de prata e de bronze no peito. O segundo lugar ficou com O poder da ação e o terceiro com O poder da autorresponsabilidade, ambos publicados pela Editora Gente.

O Ranking das Editoras da Lista Nielsen PublishNews é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou seis títulos. A HarperCollins ficou com a vice-liderança, com quatro. O terceiro lugar ficou dividido entre Buzz, Gente, Globo e Grupo Editorial Record, que emplacaram quatro títulos cada. Planeta (com dois títulos), Sextante (2), Somos Educação (2), DVS (1), Ediouro (1), Grupo Editorial Global (1), Intrínseca (1), Kírion (1), Melhoramentos (1), Novo Século (1), Pallas (1), Pólen (1), Santillana (1), Todavia (1) e Vozes (1) também pontuaram.

[28/04/2021 10:20:00]