Invasão russa na Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 23/04/2021
Lista registra cinco livros de Dostoiévski, mas campeão de vendas é mesmo o ‘Cientista do marketing’, que alcançou o primeiro lugar da lista, com 4.227 exemplares vendidos na sua estreia

Dostoiévski estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | Reprodução da pintura de Vassili Perov
Dostoiévski estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | Reprodução da pintura de Vassili Perov
Embora Dostoiévski seja um cânone da literatura mundial, suas obras não são muito de frequentar as listas dos mais vendidos. Desde 2010 e até essa semana, por exemplo, ele nunca tinha colocado nenhum livro no ranking semanal do PublishNews. Essa ausência foi compensada e a Editora 34 emplacou logo cinco títulos do autor russo na Lista de Ficção: Escritos da casa morta, na 15ª posição, com 183 exemplares vendidos; Crime e castigo, na 17ª, com 169; O idiota, na 18ª, com 167; Os irmãos Karamázov e Memórias do subsolo, empatados na 19ª, com 161. Com exceção de Memórias do subsolo, traduzido por Boris Schnaiderman, todos os outros ganharam versão brasileira por Paulo Bezerra.

Dener Lippert é o campeão de vendas da semana | Reprodução do site da Editora Gente
Dener Lippert é o campeão de vendas da semana | Reprodução do site da Editora Gente
A estreia de Dostoiévski merece destaque nessa semana, mas os seus números de venda estão longe de outro estreante nessa semana. Cientista do marketing (Gente), de Dener Lippert, conquistou o primeiríssimo lugar do Ranking Geral, com 4.227 cópias vendidas na semana. O livro também lidera a Lista de Negócios.

No livro, o CEO da assessoria de marketing V4 Company, ensina como vender para mais pessoas, mais vezes e pelo maior valor. Vendeu bem na estreia, vamos acompanhar se ele consegue colocar em prática seu próprio método e continuar vendendo nas próximas semanas.

Junto com Lippert, no pódio, ficaram Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 1.904, e Faça o amor ser fácil (Opala), de Thamires Hauch, com 1.781.

Os números de Lippert, junto com a invasão russa capitaneada por Dostoiévski ajudaram os números gerais da lista crescerem 4% em relação à semana passada. A categoria Negócios foi a que puxou a subida dos números: cresceu 39%.

A lista trouxe outras sete novidades. Três delas em Não Ficção. Ocupando a quinta posição da categoria, apareceu pela primeira vez A nova batalha (Petra), do padre Reginaldo Manzotti. Foram 399 exemplares vendidos na semana de estreia. Processos autodestrutivos (Loyola), de Karina Okajima Fukumitsu e Licio de Araujo Vale, ficou em 12º, com 226 e Formação e desconstrução (Editora 34), de Paulo Eduardo Arantes, na 20ª, com 121. Não sobrou pedra sobre pedra depois de tanta batalha, autodestruição e desconstrução.

Em Autoajuda, estrearam mais: Um compromisso por dia (Gente), de Tadashi Kadomoto e Robson Hamuche, com 568, suficiente para garantir a sexta posição; e O messias selvagem (Alta Cult), de Jim Proser, na 16ª, com 312.

Novidade “animal” em Infantojuvenil: Luisa Mell em Se os bichos falassem: Austrália (Globinho). O livro da defensora número um dos animais ficou na quarta posição da categoria ao ter 500 exemplares vendidos.

Trilema Digital (Alta Books), de Walter Longo, completa o time de estreantes, ocupando a posição de número 19 da categoria Negócios, vendendo 303 cópias na semana.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking das editoras, com 13 títulos nessa semana. A Sextante aparece em seguida, com 10. A Alta Books e o Grupo Editorial Record ficaram empatadas em terceiro, com nove títulos cada.

[23/04/2021 10:10:00]