Na próxima sexta, Dia Mundial do Livro, tem Viradão da Leitura
PublishNews, Redação, 20/04/2021
Instituto de Leitura Quindim mobiliza ação nacional contra proposta de taxação dos livros e propõe 24 horas de leitura nas redes sociais

© Mariana Massarani
© Mariana Massarani
No dia 23 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, o Instituto de Leitura Quindim propõe ao “povo do livro”, uma mobilização nacional de 24 horas de leitura nas redes sociais, com o objetivo de mostrar que os brasileiros de diferentes regiões e classes sociais, leem e precisam de mais investimentos do poder público para a área.

O Viradão da Leitura é um posicionamento da sociedade civil contra a proposta de reforma tributária do ministro Paulo Guedes, que prevê uma alíquota de 12% sobre os livros. Na justificativa, o Governo Federal diz que “o livro é um produto de elite, e que essas pessoas podem pagar mais caro”. Porém, conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a classe C, além de leitora, é também consumidora de livros. Atualmente 27 milhões de brasileiros enquadrados nesse estrato social, se declaram leitores.

A ideia da mobilização é que cada pessoa no seu horário diário de leitura, abra a câmara e transforme esse momento numa live pública. “Cada um na sua casa, com o seu livro na mão, vai mostrar para quem precisa ver e entender que a leitura está na nossa vida independente do lugar que ocupamos nesse mundo”, explica Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim e um dos idealizadores da ação junto com Christina Dias, do Projeto Kombina.

Para participar é só seguir o passo a passo:

1) No dia 23 de abril, escolha um horário entre 00h01 e 23h59 e acesse ao vivo sua rede social preferida. O Instagram será a rede predominante, mas você pode fazer em qualquer espaço virtual.

2) Faça uma live com a leitura de um poema, de um trecho de um livro ou de uma história. Use o tempo que quiser.

3) Ao final, poste a live use as hashtags #viradaodaleitura, #naoataxacaodoslivros e #defendaolivro, para os organizadores poderem acompanhar a mobilização nacional.

4) Se você quiser ter a sua leitura divulgada, acesse o site do Instituto de Leitura Quindim e informe o horário em que estará ao vivo. O preenchimento dessas informações precisa ser feito até o dia 21/04. No dia 22/04 será compartilhada a programação.

5) No dia 23, das 17h às 19h, o Instituto Quindim fará pelo Instagram um bate-papo com autores, editores, mediadores, bibliotecários, promotores de leitura, políticos e pessoas que queiram se manifestar contra a taxação do livro.

Na última segunda-feira (19), o episódio semanal do Podcast do PublishNews debateu o tema com a economista Mariana Bueno e com o tributarista Hugo Segundo. Para ouvir o programa, clique aqui.

[20/04/2021 08:00:00]