Apanhadão: Saraiva busca indenização pela implementação de sistema que paralisou suas atividades em novembro de 2018
PublishNews, Redação, 19/04/2021
E mais: o livro como a ponta do iceberg no debate sobre justiça tributária; Globo desmente notícia de que STF proíbe Bíblia em escolas e bibliotecas públicas e o prelo das editoras

Na última sexta-feira (16), o Valor adiantou que a Saraiva vai buscar na Justiça uma indenização da SAP e da Infosys por conta de prejuízos que alega ter sofrido após a compra e a implementação “desastrada” de um software de gestão interna, em 2018. Segundo alega a varejista, a SAP vendeu a ela um software “muito além de suas necessidades” e indicou a Infosys para fazer a implementação. No entanto, a Infosys teria cometido erros no processo de instalação que praticamente paralisaram as atividades da varejista durante 60 dias. Tudo isso aconteceu às vésperas da Black Friday e do fim de ano, período aquecido para as vendas. No mês seguinte, novembro de 2018, a Saraiva pediu recuperação judicial. A empresa não sustenta que entrou no processo por causa disso, uma vez que já vinha de dificuldades, conhecidas do mercado. Mas o problema contribuiu para a gravidade da situação.

A Folha analisou o livro como a ponta do iceberg no debate inesgotável sobre justiça tributária. A conclusão é que definir alíquota de impostos levando em conta a relevância ou não de produtos levará à multiplicação de normas e contenciosos. O tema também foi assunto de um artigo assinado por Tathiane Piscitelli, professora de Direito Tributário da FGV, e publicado no Valor. “Ainda sobre benefícios fiscais aos livros: ricos consomem mais? Considerando o quanto estão dispostos a empregar de sua renda em livros, os mais pobres consomem proporcionalmente mais livros do que os mais ricos”, conclui no texto.

Em sua página Fato ou Fake, O Globo desmentiu a notícia que circula em redes sociais que diz que a decisão do STF proíbe Bíblia em escolas e bibliotecas públicas. Na verdade, o tribunal declarou que é inconstitucional a lei do Amazonas que obriga escolas públicas a manter a Bíblia em seu acervo.

O colunista Ancelmo Gois informou que, na semana passada, foi lançado nos EUA Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector (1920-1977). Trata-se do décimo livro da escritora brasileira traduzido para o inglês.

A coluna da Babel adiantou que a Planeta lança, no começo do segundo semestre, Amor à maneira de Deus. Escrita em primeira pessoa pelo padre Júlio Lancellotti, a obra apresenta reflexões e histórias marcantes do religioso, como os trabalhos que realiza com crianças e com a população em situação de rua.

No domingo (18) foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e o Guia da Folha separou uma lista de cinco livrarias que entregam livros infantis por delivery em São Paulo.

A Folha explicou como a Covid fez bombar as vendas de livros, mas pôs em risco as livrarias. O leitor trocou a compra presencial pela virtual, levando livreiros a entrar numa guerra de preços com gigantes. Como consequência, a Blooks fechou duas unidades nas últimas semanas e as tradicionais livrarias São José e Timbre também fecharam as portas. Além das livrarias que estão sofrendo, a matéria ouviu também as editoras, que não tiveram um balanço tão trágico.

E dois anos depois de lançar seu último livro, Edney Silvestre volta às livrarias em junho com Amores improváveis (Globo Livros). A notícia é de Lauro Jardim.

Tags: Apanhadão
[19/04/2021 10:00:00]