Cobrando responsabilidade de si mesmo, presidente da Microsoft chega à Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 16/04/2021
E mais: novo do padre Fábio de Melo conquista o segundo lugar do Ranking Geral, com 1.840 cópias vendidas

Carol Ann Browne e Brad Smith, ambos executivos do alto escalão da Microsoft, assinam ‘Armas e ferramentas’, livro que ocupa a sexta posição da Lista de Não Ficção | © Reprodução do LinkedIn do autor
Carol Ann Browne e Brad Smith, ambos executivos do alto escalão da Microsoft, assinam ‘Armas e ferramentas’, livro que ocupa a sexta posição da Lista de Não Ficção | © Reprodução do LinkedIn do autor

Brad Smith é o atual presidente da Microsoft e ele assina, ao lado da colega Carol Ann Browne, o livro Armas e ferramentas (Alta Books), que chegou à Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a sexta posição de Não Ficção, com 296 cópias vendidas. No livro, Smith e Browne exploram o paradoxo da tecnologia: enquanto empresas como a que eles dirigem criam produtos e serviços para servir à humanidade, essa mesma tecnologia está sendo usada como arma para causar danos. E, a partir dessa premissa, exploram os impactos da tecnologia em questões como igualdade, imigração e globalização.

“Espero que, ao ler este livro, as pessoas tenham não apenas uma melhor compreensão das forças que estão mudando nosso mundo, mas também a sensação de que existe um caminho promissor a seguir”, disse o próprio Brad Smith em um artigo publicado por ele no LinkedIn. “Fundamentalmente, é um caminho que exige que trabalhemos juntos de maneiras mais concretas para reunir pessoas que criam tecnologia, pessoas que usam tecnologia, pessoas que governam a tecnologia e pessoas que são impactadas por ela”, completou.

O livro é mais uma conquista da Alta Books na Lista dos Mais Vendidos do PN. A editora tem ganhado destaque no Ranking. Só para se ter ideia, em 2018, a editora emplacou dois títulos. Esse número subiu para cinco no ano seguinte. No ano pandêmico de 2020, veio o salto. A AltaBooks colocou 41 títulos. A editora chega ao fim do primeiro trimestre de 2021 com 15 títulos.

O sucesso foi tanto que a equipe do PN quis entender a estratégia e convidou J.A. Rugeri, responsável pelo conteúdo da editora, para uma edição do Podcast em março passado. Para ouvir o programa, clique aqui.

Mas voltando à lista propriamente dita. Ainda em Não Ficção, apareceu pela primeira vez o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem (Vozes de Bolso), de São Luís Maria Grignion de Monfort. O livro ocupa a lanterninha da lista, com 121 exemplares vendidos.

Novo livro do padre Fábio de Melo alcançou o segundo lugar da Lista Geral | © Kleber Alepereira
Novo livro do padre Fábio de Melo alcançou o segundo lugar da Lista Geral | © Kleber Alepereira

Novidade de peso também em Autoajuda, onde estreou o novo livro do padre Fábio de Melo, amplamente divulgado pela grande mídia nas últimas semanas. A hora da essência (Planeta) teve 1.840 cópias vendidas e garantiu a segunda posição da categoria. O livro relata a conversa de duas mulheres, uma delas sabendo que vive seus últimos dias. A partir dessa conversa, o autor, que perdeu a mãe pela covid justamente na semana de lançamento do livro, propõe uma reflexão sobre a vida, o que se pode fazer para viver melhor e qual é a essência dela. O livro conquistou também o segundo lugar do Ranking Geral, liderado por Mais esperto que o diabo (Citadel) de Napoleon Hill, que contabilizou mais 2.310 cópias para a sua conta. Faça o amor ser fácil (Opala), de Thamires Hauch, ficou em terceiro lugar, com 1.801.

Em Ficção, o destaque é André Dahmer. Ele se sagrou como quadrinista, mas o pai dos Malvados também se joga na poesia. Lançou recentemente, pela Companhia das Letras, o livro Impressão sua, que conquistou um lugar ao sol na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews dessa semana. O livro é classificado pela editora como um misto de poesia com memórias, em que o autor visita a infância e adolescência para fazer um acerto de contas com o presente, tudo isso permeado por humor e melancolia. O livro chegou à Lista de Ficção ocupando a posição de número 15, com 186 cópias vendidas na semana.

Ainda em Ficção, a lista deu as boas-vindas ao volume 13 do mangá Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba (Panini), de Koyoharu Gotouge. Foram 169 exemplares vendidos, garantindo a posição de número 18. Ainda em Ficção, estreou a edição de 1984 publicada pela Biblioteca Azul (Globo). O clássico de George Orwell traduzido por Bruno Gambarotto ficou na 20ª posição da categoria, com 158 cópias vendidas.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista cresceram 36% e todas as categorias apresentaram aumento: Autoajuda (52%), Não ficção (38%), Ficção (33%), Infantojuvenil (29%) e Negócios (25%).

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking das Editoras ao emplacar 16 títulos. A Sextante ficou em segundo lugar nessa semana com 11. O terceiro lugar do pódio é dividido pela Alta Books e Grupo Editorial Record, que emplacaram oito títulos cada.

* Esta nota foi alterada às 11h25 do dia 16/04/2021 para incluir destaque ao livro do padre Fábio de Melo

[16/04/2021 10:00:00]