Sem o feriado de Carnaval, varejo de livros cresce 42% em fevereiro de 2021, aponta GfK
PublishNews, Leonardo Neto, 13/04/2021
Entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março de 2021, o instituto de pesquisa registrou a venda de 5,4 milhões de unidades, o que resultou em faturamento de R$ 248 milhões

Em janeiro, a GfK, instituto de pesquisa que monitora o mercado livreiro no Brasil – e em outros dez países –, registrou queda de 7% no número de exemplares vendidos, quando comparado com igual período de 2020. O faturamento apresentou, naquele período e nessa mesma base de comparação, queda de 11%. Mas, em fevereiro, as velas do setor livreiro mudaram de posição e o que se viu foi crescimento importante tanto em valor, quanto em volume.

Entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março de 2021, o instituto de pesquisa registrou a venda de 5,4 milhões de unidades, o que resultou em faturamento de R$ 248 milhões. Em igual período de 2020, a GfK tinha registrado a venda de 3,4 milhões de exemplares e faturamento de R$ 174 milhões. Os resultados de agora representam crescimento de 59% em volume e de 42% em valor. As varejistas monitoradas praticaram desconto médio de 17,4% no preço final ao consumidor, patamar superior ao registrado em fevereiro 2020, quando a GfK anotou desconto de 10,9%.

A suspensão dos feriados de momo em muitas cidades do país parece que levou muitos brasileiros ao livro. Resultado semelhante foi notado pela Nielsen, outro órgão que monitora o varejo de livros no Brasil.

Dando um passo para trás, é importante lembrar que, no carnavalesco fevereiro de 2020, a GfK assinalou queda de 8,8% em comparação a 2019, quando o Carnaval caiu em março.

E o mais curioso disso é que o resultado de agora foi alcançado sem o efeito de volta às aulas, sazonalmente importante nesse período do ano. A categoria Didáticos apresentou queda de 14%, segundo o relatório realizado em parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL).

No acumulado do ano, a GfK mostra crescimento de 20% em volume e de 10% em faturamento. O preço médio do livro ficou 10% mais caro nesses dois primeiros meses de 2021 em comparação com igual período de 2020.

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

Metodologia

A GfK monitora as vendas diretamente nos pontos de vendas, separando em um relatório todo e qualquer produto que tenha um ISBN. A partir desses registros, o instituto de pesquisa realiza o relatório, que não separa as vendas realizadas em livrarias físicas de varejistas on-line.

A GfK não divulga os estabelecimentos que compõem o seu pool de varejistas.

[13/04/2021 10:30:00]