Quinta edição do Prêmio PublishNews já está no ar
PublishNews, Redação, 12/04/2021
Prêmio dá reconhecimento aos profissionais de vendas e de marketing de editoras. Inscrições para o Profissional do Ano estão abertas até o dia 30/04. E cerimônia de entrega dos troféus está marcada para 12/05.

Mais uma vez, o PublishNews celebrará os profissionais de vendas e de marketing por trás dos livros campeões na Lista dos Mais Vendidos, concedendo a eles o Prêmio PublishNews. Os três primeiros colocados na Lista Anual de 2020 em cada uma das categorias (Ficção, Não Ficção, Infantojuvenil, Negócios e Autoajuda) receberão o troféu. Além disso, o prêmio será concedido ao Livro Mais Vendido do Ano – Mais esperto que o diabo (Citadel) – e para a editora do ano – a Sextante, que emplacou 57 títulos na lista.

O prêmio dará reconhecimento também a um profissional da área de vendas e ou marketing que tenha se destacado em 2020. A partir de hoje, os profissionais poderão se inscrever ou serem indicados por terceiros. Para isso é necessário enviar e-mail para premioprofissionaldoano@publishnews.com.br até o dia 30 de abril. Além dos dados pessoais do candidato, o e-mail deve conter um testemunhal apresentando resultados, números e ações empreendidas na área.

Desde o ano passado, o Prêmio dividiu em três etapas a escolha da pessoa vencedora dessa categoria. Na primeira delas, a equipe do PN avaliará os perfis inscritos ou indicados e selecionará cinco que serão submetidos à votação popular e a representantes das livrarias que compõem a Lista dos Mais Vendidos. Os votos dos livreiros terão peso dois e o voto popular, peso um. A somatória dos pontos definirá o ganhador que será revelado na cerimônia virtual de entrega do Prêmio PublishNews que está marcada para acontecer no dia 12 de maio, às 19h.

Em 2016, Heloiza Daou (Intrínseca) levou o prêmio. No ano seguinte, foi a vez de Antonio Bitiati (Planeta). Daniela Kfuri (HarperCollins) levou o prêmio em 2018 e Corina Campos (na época estava na Rocco e hoje está na Melhoramentos) ganhou a última edição, referente a 2019.

Pela segunda vez, o prêmio abrirá espaço para a editora e a livraria que mais se destacaram na gestão de seus metadados, dando a elas os troféus do Prêmio Metabooks. A escolha dos vencedores será feita pela equipe da MVB/Metabooks com base na pontuação gerada automaticamente pelo sistema da plataforma de gestão de metadados.

Outro prêmio entregue na cerimônia será o de Contribuição ao Mercado Editorial, que será divulgado em breve. Paulo Rocco (2016), Alfredo Weiszflog (2017), Luiz Alves (2018) e Karin Schindler (2019) já receberam o prêmio nessa categoria.

O Prêmio PublishNews tem patrocínio da Amazon e da MVB/Metabooks e apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Para mais informações, clique aqui.

Livro do Ano

Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill

Editora do Ano

Sextante

Ficção

1º lugar – Sol da meia-noite (Intrínseca), de Stephenie Meyer
2º lugar – A garota do lago (Faro), de Charlie Donlea
3º lugar – A revolução dos bichos (Companhia das Letras), de George Orwell

Não Ficção

1º lugar – Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkola Estés
2º lugar – Mindset (Objetiva), de Carol Dweck
3º lugar – Escravidão (Globo), de Laurentino Gomes

Autoajuda

1º lugar – Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill
2º lugar – A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson
3º lugar – O milagre da manhã (BestSeller / Record), de Hal Elrod

Infantojuvenil

1º lugar – Box Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling
2º lugar – Harry Potter e a pedra filosofal (Rocco), de J.K. Rowling
3º lugar – O diário perdido de Gravity Falls (Universo dos Livros), de Alex Hirsch

Negócios

1º lugar – Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro
2º lugar – Decida vencer (Gente), de Eduardo Volpato
3º lugar – O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira

[12/04/2021 09:40:00]