Cátedra Unesco divulga os premiados de 2020
PublishNews, Redação, 05/04/2021
‘A máquina de retrato’, de Lúcia Hiratsuka, levou o ‘Hors Concours’ e outros 75 títulos receberam selos de qualidade

A Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio aproveitou o Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado no dia 2 de abril, para anunciar os premiados com o Selo Cátedra 10 – 2020 cujo objetivo é registrar o melhor da produção em literatura infantil e juvenil no Brasil. Ao todo, o certame recebeu cerca de 400 obras, dessas, foram selecionadas 76 em quatro categorias: Distinção Cátedra 10, com 13 títulos; Seleção Cátedra 10, com 44; Coleção Clássicos Cátedra 10, novidade desse ano, com 18 e um título Hors Concours, concedido a A máquina de retrato (Moderna), de Lúcia Hiratsuka.

A nova categoria – Coleção Clássicos – é uma resposta da Cátedra ao crescente número de textos clássicos em novas edições e traduções e ainda das adaptações em narrativas ou quadrinhos. Entre os premiados, destacam-se a adaptação de 1984, de George Orwell feita pelo ilustrador paulistano Fido Nesti e publicado pela Quadrinhos na Cia; A megera domada (Editora do Brasil), de William Shakespeare adaptado por Fernando Nuno, e a edição em quadrinhos de O meu pé de laranja lima (Melhoramentos), de José Mauro de Vasconcelos, feita por Luiz Antonio Aguiar.

Dos 13 títulos que receberam o selo Distinção Cátedra, destacam-se: Tanta chuva no céu (Editora do Brasil), do colunista do PublishNews Volnei Canônica; Tatá (Barbatana), de Fran Matsumoto; Mexique: o nome do navio (Pallas), da chilena María José Ferrada, ilustrado por Ana Penyas e traduzido por Carla Branco; e Clara e o homem na janela (Ameli), da argentina María Teresa Andruetto, ilustrado por Martina Trach e traduzido por Lenice Bueno.

Títulos como Dentro de casa (Aletria), de Bruna Lubambo; Como subir em árvores (Editora do Brasil), de Tiago de Melo Andrade; e Ernesto, o leão faminto (Solisluna), de Lola Casas e Gusti receberam o selo Seleção Cátedra 10.

Clique aqui para conferir a lista completa de premiados.

A Cátedra deverá divulgar em breve os títulos ganhadores da categoria Livros Informativos.

E ainda falando sobre o Dia Internacional do Livro Infantil, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) e a Biblioteca de São Paulo se juntaram para compor uma campanha em celebração à data.

Em um vídeo que pode ser assistido logo abaixo, a escritora Ana Maria Machado lê trechos de seu novo livro Igualzinho a Mim (Moderna) e com ilustrações de Maria José Arce, e a mediadora Kiara Terra, além de ler algumas páginas do livro, também participa de uma roda on-line de leitura e conversa sobre a história do livro com nove crianças. O conteúdo completo vai estar disponível nas redes sociais de todos os apoiadores da iniciativa.

A iniciativa faz parte do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, resultado da parceria entre CBL, FNLIJ e Febab, com apoio do Leiturinha e chancela da ONU.


[05/04/2021 10:10:00]