Carnaval da ficção
PublishNews, Leonardo Neto, 23/03/2021
Nielsen detecta crescimento de 41,1% nas vendas de livros de ficção. No geral, estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa apresentaram crescimento de 18,69% em volume e de 6,29% em valor.

A livraria Escariz é uma das colaboradoras com a Nielsen | © Divulgação
A livraria Escariz é uma das colaboradoras com a Nielsen | © Divulgação
De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval movimentou, em 2020, cerca de R$ 8 bilhões. Só a título de comparação, de acordo com a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro toda a indústria editorial faturou R$ 5,7 bilhões em 2019. A festa popular, no entanto, foi suspensa em 2021 e o brasileiro se apegou aos livros. É pelo menos no que acredita a Nielsen, que acaba de divulgar o segundo Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

De acordo com o relatório, entre 1º e 28 de fevereiro, o setor varejista brasileiro faturou R$ 172,14 milhões com a venda de 3,77 milhões de exemplares. Comparando esses números com igual período de 2020, há crescimento de 18,69% em volume e de 6,29% em valor.

Nos dois primeiros meses de 2021, o setor vendeu 8 milhões de cópias, número 19,02% maior do que os 6,75 milhões vendidos em 2020. O faturamento foi de R$ 342,73 milhões, em 2020, para R$ 378,48 milhões, em 2021, crescimento de 10,43%.

Mas, mais do que notar as variações positivas, a Nielsen e o SNEL chamam a atenção para um fenômeno curioso: o crescimento importante da categoria Ficção. As vendas de obras enquadradas nessa categoria cresceram 34,5% em valor e 41,1% em volume, com acréscimo de mais de 600 mil exemplares em relação a 2020, como mostra a tabela abaixo.

O faturamento apurado com a venda de livros didáticos, enquadrados pela Nielsen em Infantil, Juvenil e Educacional, no entanto, apresentou queda de 11,4%, demonstrando que o volta às aulas impactou pouco o varejo em 2021.

Metodologia

De tempos em tempos, o PublishNews lembra como é feito o Painel do Varejo de Livros no Brasil.

A Nielsen captura a venda de produtos que tenham ISBN em um conjunto de estabelecimentos – físicos e virtuais. A lista dos estabelecimentos aparece no fim dessa matéria. Os dados são processados e dão origem ao relatório.

Portanto, o que o Painel mostra é um panorama geral do varejo de livros no Brasil. Por questões contratuais da Nielsen com as varejistas, o documento não esmiúça o que foi realizado em lojas de argamassa e tijolo e aquilo que foi vendido em lojas exclusivamente virtuais.

Recentemente, Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, analisou, com profundidade, o relatório e escreveu um artigo para o PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN. Para ler ou reler, clique aqui.

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

Estabelecimentos monitorados pela Nielsen

  • Amazon.br
  • Americanas
  • Americanas.com
  • BIG
  • BIG Bom Preço
  • Carrefour
  • Cultura
  • Curitiba
  • Disal
  • Escariz
  • Extra
  • Leitura
  • Livraria da Vila
  • Nobel
  • Pão de Açúcar
  • Saraiva
  • Shoptime
  • Submarino
[23/03/2021 09:50:00]