Pesquisa mapeia os projetos de incentivo à leitura no Brasil
PublishNews, Redação, 15/03/2021
Realizada pelo Itaú Cultural e a PUC-RJ, com consultoria da JC Castilho pesquisa quer refletir sobre os diversos aspectos dessas iniciativas em favor da leitura e do conhecimento. Projetos ainda podem participar do estudo.

O Itaú Cultural e a PUC-RJ, com consultoria da JC Castilho, colocaram no ar a pesquisa O Brasil que lê, com o objetivo de mapear e refletir sobre como projetos culturais promovem suas sustentabilidades, o perfil do mediador de leitura e as tecnologias utilizadas (ou não), entre outros aspectos, de modo a incrementar o estímulo à leitura em todos os estados do país. Entre as 240 inscrições de projetos recebidas até o início de março, a pesquisa já apresenta que 79% das iniciativas são desenvolvidas pelo Instagram. Ainda de acordo com os registros aplicados até este momento, 52% dos projetos são custeados com recursos próprios – do responsável pelo projeto ou da comunidade onde está inserido –, como muitas das bibliotecas comunitárias. A plataforma O Brasil que lê está aberta para todos os brasileiros que inscreverem os seus projetos de leitura nos mais diversos formatos – virtuais ou não – de promoção e incentivo à leitura, estando eles em andamento ou já concluídos. Quem participar do mapeamento vai ter acessos a três ações d'O Brasil que Lê: dois cursos online sendo um de gestão de projetos de leitura e outro sobre mediação de leitura – e as possibilidades de diálogo com as diferentes de pesquisas sobre leitura no Brasil. Uma vez inscritos e analisados, os projetos receberão um certificado com o Selo de Participação no mapeamento. Pesquisadores visitarão projetos cujas ações evidenciam um diferencial em gestão, resultados, práticas, mediação e uso da tecnologia e após a divulgação dos resultados, todos eles passarão a fazer parte da plataforma Cartografias da Leitura, possibilitando conexões e trocas de experiências.

[15/03/2021 08:00:00]